Steak Tartare

Comida para os Pais – Steak Tartare!

dsc03166

Hoje no Oba, uma sugestão para o dia dos pais que se aproxima. Carne crua – Steak Tartare.

Pensei muito em uma receita para sugerir no dia dos pais. Muitas me vieram à tona, mas acabei optando por uma “masculina”. Sim, pois são poucas mulheres que conheço que gostam de Steak Tartare. Então, quase torna-se uma comida exclusiva dos pais.

Também conhecido como Beef  Tartar, o Steak Tartare é um prato de carne moída de primeira qualidade, sem vestígos de nervos ou gorduras. Sempre feita no momento de servir, ele é temperada com ingredientes fortes, como cebola, cebolinha, alcaparras, cornichons, entre outros.

Claro que estes ingredientes sofrem alterações, como a retirada de algum ou a adição de outros. Imutável é o fato de sempre ser acompanhado de gema de ovo, também crua.

Não passarei a quantidade exata de temperos, deixando a seu gosto o uso de mais ou menos algum deles.

O Steak Tartare não requer muita habilidade, mas aqui cabe uma observação. Vocês podem usar carne moída, mas o certo é picar a carne “na ponta da faca”. Basta utilizar duas facas e bater compassadamente na peça de carne, até conseguir a textura desejada. Para este prato, procure não moer tanto. Com este método, o sabor é totalmente superior ao com já carne moída.

dsc03159

INGREDIENTES (1 porção)

150 g de mignon, criteriosamente limpo, em uma peça

2 gemas de ovos de codorna

Ciboulette picada

Alcaparras lavadas e escorridas

Cornichons (mini pepinos em conserva) picadinhos

Cebola roxa picada picada

Mostarda de Dijon

Molho inglês

Tabasco

Sal e pimenta-do-reino

PREPARO

Pique a carne com duas facas, como explicado. Misture com os outros ingrediente, menos as gemas. Molde no formato que desejar. Com o auxílio de uma colher pequena, abra uma cova em cima e deposite as gemas. Sirva imediatamente.

dsc03167

Um belo prato, delicioso e muito requintado. Procure usar ingredientes de ótima qualidade, isto é fundamental. Como falei, uma “receita masculina”. Sirva para seu pai, como a entrada do almoço de domingo.

Fica a sugestão do Oba para uma surpresa  no dia dos pais!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Falou corretamente…Eu sempre achei Steak Tartare um prato com a essência masculina.Não sei se um dia eu o pediria,o ovo cru ainda de certa forma assusta minhas frágeis papilas femininas!.No entanto como boa apreciadora dos sabores fortes e picantes me sinto tentada…
    beijinho!

    ps:A segunda foto me fez lembrar Gordon Ramsay…(ahahah)
    Amei a ciboulette com as raizinhas repousando sobre o steak, lindo contraste!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu