Essência italiana.
Cotechino é um embutido originário de Modena, na Itália.
Feito com uma mistura de carne de porco fresca, pele de porco e especiarias, é um dos embutidos mais saborosos que conheço. Ingrediente indispensável no Bollito Misto (cozido italiano), apresenta cerca de 7 cm de espessura e deve ser cozido para o consumo.
Cotechino remonta ao ano de 1511, em Gavello . Com a cidade sitiada, as pessoas tinham de encontrar uma maneira de preservar a carne e usar os cortes menos macios. Assim inventaram o cotechino, levando sua fama para além de seus limites.
É frequentemente servido com lentilhas ou feijão branco ou ao lado de purê de batatas, especialmente na época do Ano Novo .
O cotechino de qualidade apresenta uma textura cremosa e é extremamente aromático.
Fonte: Wikipedia e Pequeno Dicionário de Gastronomia (Maria Lucia Gomensoro)
Difícil de encontrar no Brasil, fiquei radiante quando fui comprar ingredientes para feijoada onde sempre compro e me deparei com ele, ali no balcão, pedindo para ser levado.
Aqui, contarei um segredo: cotechino dá um sabor extraordinário a feijoadas. Será uma das estrelas da de sábado por aqui.
Se encontrarem, não pensem duas vezes para comprar. É uma linguiça maravilhosa.
O cotechino é muito comum em minha cidade natal Pirangi SP e região, mas com nome abrasileirado de cudiguim, um radical de cotechino e é encontrado em todos os açougues, pois nessa região teve grande imigração italiana.
É muito bom no feijão, na feijoada nunca experimentei, mas deve ficar uma delicia.
O Codeguim aqui no Sul é feito mais com cartilagens, principalmente de partes da cabeça.