Domingo é, ou deveria ser instituído, o Dia Nacional do Churrasco. Não sei a porcentagem dos lares que preparam carne na brasa aos domingo no Brasil, mas tenho certeza que é grande. Basta observar o número de chaminés expelindo fumaça em cada casa e apartamentos. Do aroma, nem preciso comentar. Como bons representantes do país, a quantidade de carne assada é sempre generosa. Generosa a ponto de sobra e não sabermos o que fazer com tudo aquilo. Uma das melhores maneiras de reaproveitar carne de churrasco é a sempre infalível farofa.

Sem exigir muito tempo, você prepara uma farofinha para deixar qualquer almoço semanal com o gostinho de seu domingo. Normalmente quando preparo churrasco sempre faço alguns legumes na mesma brasa. Além de serem ótimos acompanhamentos, sempre são uma opção para os vegetarianos. Passarei a receita do que preparei com as sobras de uma Fraldinha que preparei durante esta semana, sobra do churrasquinho de domingo aqui em casa. Você pode adaptar conforme o que você preparou. Reaproveitamentos devem ser sempre criativos. Use a sua imaginação e leve seu domingo para outros dias da semana.

Ingredientes:

Sobras de carne assada do churrasco – 1 Kg

Cebola picada – 1/2 unidade

Alho picado – 3 dentes

Legumes assados picados – À gosto

Farinha de Mandioca Biju – 1 xícara

Ovo cozido picado – 2 unidades

Cheiro-verde picado – À gosto

Sal – À gosto, caso ache necessário

Suco de limão – Suco de 1/2 limão

Óleo de girassol – 1 colher (sopa)

Manteiga – 1 colher (sopa)

Preparo:

Corte a carne em tirinhas fininhas. Aqueça uma frigideira funda e coloque o óleo e a manteiga. Adicione a carne e deixe cozinhar bem. Junte os legumes assados e refogue por mais 2 minutos. Coloque o suco de limão, cozinhe por mais 1 minuto e acrescente a farinha de mandioca. Cozinhe por 3 minutos e ponha o cheiro-verde e o ovo picado. Retifique temperos, desligue e adicione o ovo cozido. Misture tudo muito bem, deixe descansar por 3 minutos e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.