Esta é uma daquelas receitas que devemos guardar para sempre. Combinações com massas são quase infinitas, mas quando uma fica famosa, ainda mais no país das massas, é que algo extraordinário foi criado. Este é o caso da Pasta alla Norma.

A receita é originária da cidade de Catania, na Sicilia e leva com ela sabores tipicamente mediterrâneos. Uma das explicações para seu nome é de que quando o dramaturgo siciliano Nino Martoglio esperimentou o prato, exclamou: “Isto é uma Norma!”, querendo se referir à ópera do mesmo nome do compositor Vincenzo Bellini. De qualquer maneira, é uma receita fantástica, que merece ser preparada em um dia especial. Você pode escolher o macarrão de sua preferência. Eu optei por espaguete por achar que é o que melhor combina com os ingredientes do molho.

Espaguete Alla Norma

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 200 g Macarrão Espaguete ou outro de sua preferência
  • 2 unidades pequenas Berinjelas em rodelas de 0 5 cm
  • 2 dentes Alho em lâminas
  • 150 g Tomates italianos em lata
  • 2 colheres sopa Ricota cremosa
  • 6 raminhos Manjericão fresco
  • 2 colheres chá Pimenta Calabresa em flocos
  • 3 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Salgue as rodelas de berinjela e deixe escorrer em uma peneira por 30 minutos. Após este tempo, seque-as e retire o sal com papel toalha. Aqueça uma frigideira e coloque 1 colher de azeite. Grelhe a berinjela até que doure dos dois lados. Retire e deixe que sequem em papel toalha.
  2. Cozinhe o macarrão até que esteja al dente. Escorre e reserve.
  3. Na frigideira, aqueça o restante do azeite e frite levemente o alho. Adicione o tomate já picado e cozinhe por 10 minutos. Junte as rodelas de berinjela, reservando o delas para a finalização do prato. Tempere com o sal, cozinhe por 1 minuto e adicione as folhinhas de manjericão e o macarrão. Misture tudo muito bem.
  4. Arrume 4 rodelas de berinjela reservados no fundo de cada prato e coloque o macarrão. Ponha uma colher de requeijão cremoso em cada prato e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Chefe thiago Cesar santos

    Muito bom o site , histórias reais e receitas extraordinária da coesiva cozinha mundial.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.