Italianos Made In Brasil

O sempre bem vindo Estrogonofe de Carne
19 de fevereiro de 2018
Sabores do Mundo nos Navios da Oceania
21 de fevereiro de 2018
Mostrar todos

Conheça 10 receitas “tipicamente italianas” que só existem no Brasil

São diversas as receitas atribuídas à culinária italiana, mas que na verdade foram inventadas ou adaptadas em terra brasileira.

Com a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil, no final do século 19, várias iguarias e pratos típicos do Mediterrâneo foram recriados ou adaptados ao “paladar brasileiro”. Entre os principais fatores que levaram ao desenvolvimento de novas receitas estão: a falta de ingredientes; métodos; perda das receitas originais; e sua evolução pelas mãos das novas gerações.

Mesmo não sendo originais, há de se admitir que as receitas inspiradas na culinária italiana e suas releituras ganharam o coração e o estômago do brasileiro.

Para celebrar a culinária italiana e o “Dia do Imigrante Italiano”, comemorado em 21 de fevereiro, a nutricionista clínica da LC Restaurantes Vanessa Caluete, preparou uma lista com as receitas “italianas” que só existem no Brasil!

Filé à parmegiana com arroz e fritas

O bife à milanesa até existe na Itália, mas é feito com cordeiro. O filé com arroz e fritas é um prato totalmente inventado no Brasil.

Palha italiana

O doce feito de brigadeiro e biscoito não tem nada de italiano. Sua origem é brasileira e, muito provavelmente, do sul do Brasil, onde há forte colonização da Itália. A “inspiração” pode ter sido o “salaminho de chocolate”, que existe na Itália.

Pizzas com coberturas ‘exóticas’

Pizza de chocolate, de cream cheese, de estrogonofe, frango catupiry? São milhares de variações que chegam às mesas dos brasileiros nos mais diferentes restaurantes. E não há nada de italiano nessas coberturas exóticas.

Fogazza

A “fogazza brasileira” pode ter duas origens: a inspiração na “focaccia” italiana, um pão assado e macio que é servido com azeite e originário de Gênova, ou no “panzerotto”, um alimento similar ao calzone.

Rondelli

Apesar do nome italiano, o rondelli – enrolado de massa com recheio – não existe no país europeu. Lá, existe, o “rotoli” ou “rotolini”, que tem uma receita muito parecida com a brasileira.

Bolonhesa

Não existe espaguete à bolonhesa na Itália! Pelo menos não com esse nome e com essa receita. O molho, na verdade, é chamado de ragu e é servido com tagliatelle. A receita foi adaptada aqui no Brasil.

Cappuccino com chocolate ou canela

Na Itália a bebida não é servida com chocolate ou canela. A receita tradicional do Cappuccino leva café expresso diluído em leite e creme do leite vaporizado.

Fogazza

Fogazza não é a tradução de focaccia! A focaccia teve origem em Gênova, no Norte da Itália, e consiste em um pão rústico assado, temperado com azeite e sal. A fogazza brasileira, pode ser sido inspirada no prato conhecido como panzerotto, um pastel italiano recheado e frito.

Frango com polenta

A iguaria servida nas cantinas tradicionais é na verdade uma invenção bem brasileira. Embora no Norte e Nordeste da Itália pratos com polenta e aves de caça sejam comuns e apreciados, não existem versões com frango, menos ainda frito.

Parmegiana

O bife à parmegiana, um dos pratos mais servidos nos almoços executivos de todo o Brasil, não é de Parma, apesar do nome. Na Itália, a parmigiana (com i) é a lasanha de berinjela.

 Sobre a LC Restaurantes

A empresa com sede em São Paulo nasceu em 1989 de uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar, e atualmente possui mais de 250 unidades em todo país, oferecendo uma alimentação nutritiva e balanceada para empresas dos mais diversos portes e segmentos. Por dia, já são mais de 125 mil serviços, atendendo 100 mil pessoas.

Os níveis de satisfação do consumidor da alimentação da LC são acima dos 90%, e a empresa se destaca no mercado pelos seus diferenciais, ao oferecer aos clientes projetos de ambientação para seus restaurantes e cardápio personalizado, pensando na rotina dos funcionários e também em qualidade de vida com produtividade. Além disso, é a única do ramo que possui um departamento específico de gastronomia, proporcionando assim refeições balanceadas, nutritivas e saborosas.

Com um projeto único de sustentabilidade que garantiu à marca o selo “Carbon Free” e um programa de conscientização de consumo, focado em reduzir desperdícios, a LC Restaurantes sai na frente quando o assunto é preocupação com o meio ambiente. Outros certificados que comprovam a qualidade da LC Restaurantes são a ISO 9001:2008.

Serviço

LC Restaurantes
Rua Jacques Félix, 75, Vila Nova Conceição SP
Telefone: (11) 3849-0439
www.lcrestaurantes.com.br

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.