É incrível a capacidade dos italianos de transformarem ingredientes simples em clássicos eternos da Gastronomia mundial. Estes pratos carregam sempre uma história pitoresca sobre sua origem, normalmente camponesa. É o caso do Molho Amatriciana.

Molho Amatriciana ou “à matriciana” , do italiano Sugo all’amatriciana é um molho italiano à base de tomate, guanciale* e pimento, usado para condimentar as massas.

Seu nome deriva da pequena cidade de Amatrice (topônimo que significa Amada ou Amante), situada na região do Lácio.

  • Guanciale é a bochecha de porco curada. A bochecha é cortada em um único pedaço até a garganta, salgada e temperada com pimenta preta e outras especiarias. Depois, é curada por dois meses em um lugar fresco e ventilado, após o que está pronta para ser consumida.

Os pastores levavam consigo pedaços de guanciale e queijo Pecorino. Isto era tudo o que precisavam para temperar o spaghetti, junto a um punhado de pimenta preta. O guanciale era frito em cubinhos e temperado com pimenta preta. Assim é a receita original do Molho Amatriciana, sendo servida em sua cidade exatamente assim até os dias de hoje.

Espaguete a Amatriciana 1

Quando os pastores chegaram em Roma, o povo tão dado a novidades culinárias logo assimilou este molho. Como a cidade tinha acesso a outros ingredientes, não demorou para que o Amatriciana se transformasse no que é hoje, com tomates, guanciale (ou, como alternativa, o bacon ou a pancetta), pimenta preta e queijo Pecorino.

Mesmo em Roma surgiram duas correntes sobre o molho: os que utilizam cebola e os que não a utilizam. Nesta receita que o OBA Gastronomia traz para vocês, optei por não utilizar cebola. Você tem a opção de incluir mais este ingrediente em seu molho. As massas mais comumente utilizadas são o spaghetti e o bucatini. No caso de não encontrar queijo Pecorino, utilize o Parmesão. Guanciale é um ingrediente raro por aqui. Utilize a pancetta ou o bacon.

Espaguete a Amatriciana

Spaghetti alla Matriciana

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 500 g 1 pacote Macarrão spaghetti
  • 2 latas Tomates italianos em lata
  • 300 g Bacon ou pancetta em cubos
  • 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
  • 1 unidade Pimenta dedo-de-moça em cubinhos
  • À gosto Queijo pecorino ou parmesão
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Cozinhe o macarrão até estar al dente. Escorra e reserve.
  2. Pique grosseiramente os tomates. Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Junte os cubos de bacon e a pimenta picada e frite até dourar. Acrescente os tomates com um pouco de seu suco e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Tempere com o sal.
  3. Com a frigideira ainda no fogo, junte o macarrão e misture bem. Sirva com uma boa quantidade de queijo Pecorino ou Parmesão ralado por cima.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.