Coalho

O que antes era exclusividade da região Nordeste brasileira, agora virou quase obrigação em churrascos por aqui: o queijo coalho. Encontrado em quase todos os mercados, de várias marcas, o queijo coalho é uma ótima opção para abrir uma rodada de carnes na brasa.

O Queijo coalho ou queijo de coalho é um tipo de queijo produzido por fermentação e coagulação, tradicionalmente fabricado na região Nordeste do Brasil. Uma das características esperadas do queijo de coalho é a resistência ao calor (o que faz com que este possa ser assado e tostado). O queijo de coalho é muito popular e tradicional no Nordeste do Brasil. Consiste de um queijo de massa branca, pouco salgado e levemente ácido, casca quase uniforme com a massa interna, dependendo do tempo de maturação.

Coalho 1

Resumidamente, é adicionado para a coagulação do leite o “coalho”, enzima digestiva proteolítica de mamíferos lactantes, a renina. O “coalho” (renina) atua na estrutura do leite proporcionando a precipitação de um gel (coalhada) que retém a gordura. A coalhada é então cortada, coada e previamente prensada. Em seguida é adicionado sal na massa que ultimamente é prensada, em processos tradicionais, à mão com ajuda da própria fôrma onde é deixada para maturação.

O queijo de coalho, além de consumido puro, é consumido assado em forma de petiscos, em espetinhos e utilizados em inúmeros pratos tradicionais no Nordeste do Brasil, como no Baião-de-dois. (Wikipedia)

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Paula Alvarez

    Faço questão de colocar na churrasqueira!!!
    A estrela do churrasco hahahaha adoro o queijinho coalho!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.