Uma geléia quente.
Há tempos venho pensando em fazer esta geléia.
Fiquei esperando a receita de um amigo meu, mas infelizmente não a recebi, talvez por uma questão de falta de tempo. Então, resolvi eu mesmo fazer esta geléia que gosto demais.
Hoje encontramos geléia de pimenta pronta à venda, mas nada se compara a uma caseira, apesar do trabalho que seu preparo proporciona.
Você pode liquidificar tudo ao invés de picar, mas a textura mudará, perdendo o charme do crocante que os minúsculos cubinhos de pimenta vão oferecer. É uma geléia deliciosa, perfeita para acompanhar um bom medalhão de mignon, por exemplo.
Para mim, a melhor maneira de apreciá-la é fazendo conjunto com um belo Brie francês. É um antepasto de comer com a porta trancada, acompanhado de um bom vinho tinto, fechando o dia em um Happy Hour perfeito.
INGREDIENTES
500g de pimenta malagueta
10 xícaras (chá) de açúcar mascavo
1 1/2 xícara (chá) de suco de limão
2 1/2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de suco de tangerina
1 pitada de sal
PREPARO
Usando uma luva cirúrgica, abra as pimentas ao meio e raspe todas as sementinhas de seu interior. Corte-as em cubinhos bem pequenos.
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver em fogo bem baixo. Vá retirando a espuma que subir à superfície. Deixe reduzir bem, até atingir a consistência de geléia. Este tempo pode ser bem variável, mas gira em torno de 1 hora.
Deixe esfriar um pouco e acondicione em vidros. Esta geléia mantém-se bem em geladeira por até 2 meses.
É uma geléia maravilhosa, que compensa o esforço.
gostei das receitas se puder enviar envie obrigado.
Estava pesquisando como fazer geleia de pimenta malagueta e essa foi a que mais me interessou, por ser feita com açúcar mascavo. Vou experimentar!
Bom dia!
Linda géleia, com certeza vou fazer. Oservei que na foto ela tem alg escuro na sua consistencia como se fosse cravos, mas ão há nada na receita que deixe aquele tom escuro. É assi mesmo
Obrigada. Márcia Merony
Olá, Marcia
Na receita não vai nada com tom escuro. Pode ser alguma sombra ou pimenta mais queimada. Ou até o açúcar mascavo. Pode fazer que vai achar deliciosa.
Obrigado pela participação e um abraço.
Caro Orlando, a geleia de pimenta fica com alguma calda ou enxuta ? Grato pela receita.
Caro Antonio,
A geleia fica com um pouco da calda sim. Obrigado pela participação e um grande abraço!
Foi uma pena, não consegui fazer esta receita porque queimei as mãos mesmo usando luvas, se tiver alguma dica de como se panipular esta pimenta agradeço.
Olá, Maria de Lurdes
A única maneira que conheço para proteger as mãos são as luvas. Eu uso as cirúrgicas. Tente com uma mais reforçada.
Obrigado pela participação no OBA Gastronomia e um abraço!
dá pra fazer com açúcar cristal?
Olá, Lucianna
Dá sim. Pode fazer sem medo.
Obrigado e um ótimo ano novo!
Comi uma geleia de pimenta que comprei em São Lourenço MG, encontrei onde moro por acaso, não estou encontrando mais, por isso pretendo fazer sua receita espero ter sucesso, pois amo geleia de pimenta. Abraço
Seria a substância capsaicina, que causa o ardor, a responsável por esta “queima” das mãos a que vcs se referem?
Exatamente, Mirabeau. Por causa da capsaicina, substância concentrada na placenta, parte branca onde as sementes da pimenta estão presas. Mas apesar de ser responsável pelo ardido, a capsaicina não tem sabor nem cheiro.
Ela funciona como um estimulador. Assim que é ingerida, estimula as células nervosas da boca e envia uma mensagem de desconforto ao nervo trigêmeo, que faz os olhos lacrimejarem e irrita o nariz.
Qual a quantidade de Geleia dá essa receita?
Olá, Rosilene
Com as quebras, esta receita irá render aproximadamente 700 ml.
Obrigado pela participação e um abraço!
Bom dia,
uma superduvida
Nesta receita voce menciona 10 xicaras de açucar (à 240ml : 2,4kg aprox.), 1 1/2 xicaras de suco limão , 2 1/2 xicaras de água e 500 gr da pimenta…etc, somando tudo: ~4,5kg de sólidos. Como é que o resultado então soma 700 ml? Abraços
Olá Orlando, boa tarde!
Estou no meio do processo da geléia – Tem mais de duas horas de fogo baixo, e, ainda tem muito “caldo”, porém notei agora que ela começou a ficar “grudenta” – E ainda esta bem escura por conta do açucar mascavo. É normal? ” pensando em desistir”.
Olá, Juliana
Ela não deveria ficar tão escuro, apesar de eu não ter visto. Grudenta é normal. Seria bom eu ver a aparência para ter uma ideia do que possa ter acontecido, ou se aconteceu. Se não desistiu, me conta como ficou.
Um abraço!
Eu fiz. Mas, sem querer, deixei passar um pouco do ponto. Virou quebra queixo. Bom demais!