fonte: Unsplash

Depois de um verão aproveitando o bom clima para preparar muitos churrascos ao ar livre, fica complicado encarar a chegada do frio e abrir mão da carne grelhada, não é mesmo? Pois saiba que é possível seguir com delícias preparadas na grelha usando um dos nossos utensílios favoritos e coringa: um grill elétrico.

Se você deseja comprar um desses aparelhos para não ter que deixar sua carne de lado, há basicamente duas coisas que você precisa saber: se faz alguma diferença ter um ajuste de temperatura (alguns grills têm apenas uma configuração de aquecimento) e quanto espaço você precisa. Algumas churrasqueiras elétricas têm espaço suficiente para cozinhar para quatro, enquanto outras contam com o suficiente para preparar apenas duas porções.

Existem dois estilos de churrasqueira elétrica para escolher: a churrasqueira aberta, na qual a comida é cozida por baixo e você precisa dar a volta, e a churrasqueira de contato, onde a tampa cozinha a parte superior da comida ao mesmo tempo que a plataforma debaixo. Aqui estão alguns prós e contras sobre os dois:

  1. Grill aberto. Se você escolher este modelo, escolha um grill elétrico que venha com tampa, já que você terá mais opções de grelhados e conseguirá manter a fumaça e o vapor contidos.
  2. Grill de contato. Certifique-se de que as peças da grelha superior e inferior se soltem facilmente para poder lavá-las à mão ou na máquina de lavar louça. E há um bônus: uma grade de contato funciona também como uma sanduicheira panini.

O grill de contato é particularmente bom para cozinhar:

Receita para grill elétrico

Lombo Grelhado

Vamos, então, a uma receita “diferentona” para que você use seu grill da melhor maneira possível:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1 colher de chá de pimenta em pó
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de cebola em pó
  • 1/2 colher de chá de mostarda seca em pó
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1/2 colher de chá de sal
  • ½ kg de lombo de porco cortado extra-fino
  • Spray de cozinha

Modo de preparo

Pré-aqueça o grill de acordo com as instruções do fabricante.

Adicione a mistura de açúcar mascavo, páprica, pimenta em pó, alho em pó, cebola em pó, orégano e sal a um copo pequeno e misture com uma colher.

Besunte ambos os lados das fatias de lombo com spray de cozinha e coloque-os na placa inferior da grelha. Espalhe uma colher de chá da mistura de temperos por cima de cada um. Abaixe a parte superior (se estiver usando uma grade de contato) e cozinhe por 3 minutos (4 minutos, se desejar).

Repita a etapa anterior com as fatias restantes. Sirva como sanduíches, como entrada ou em uma salada de prato principal.

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu