Trouxinhas crocantes.
A sugestão do Oba hoje, são trouxinhas crocantes de massa Filo.
Massa Filo (Phillo) é originária da Grécia. É uma massa finíssima, confeccionada com farinha de trigo, ovo, pouca gordura e água. Depois de assada fica em camadas de textura quebradiça. É a massa utilizada no Strudel alemão.
Folhando meus livros, encontrei esta receita da Cordon Bleu e resolvi dividi-la com vocês. É uma receita simples e muito gostosa. Perfeita para um lanche mais sofisticado no final da tarde.
INGREDIENTES (Para 30 trouxinhas, aproximadamente)
30 g de manteiga sem sal derretida
1 colher (sobremesa) de azeite
150 g de folhas de espinafre em pedaços
60 g de queijo Feta, esmagado com um garfo
30 g de ricota
1 ovo pequeno batido
1 colher (sobremesa) de salsa picada
1 colher (sobremesa) de manjericão fresco picado
Folhas de massa Filo, o suficiente (compre pronta, no supermercado)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Unte levemente duas formas com manteiga derretida.
Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue o espinafre durante 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o queijo Feta e a ricota. Cozinhe até os queijos derreterem e encobrirem o espinafre. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Coloque o ovo, a salsa e o manjericão. Misture bem e deixe esfriar completamente.
Pré-aqueça o forno em 180°C. Coloque uma massa de massa Filo em uma mesa de trabalho. Pincele manteiga derretida em um dos lados. Sobreponha mais uma folha de massa e pincele com um pouco mais de manteiga. Corte-as em quadrados de 8 cm de lado. Forme as trouxinhas colocando um pouco de recheio no centro do quadrado. Junte as pontas e aperte levemente (torcendo um pouco) para colar.
Coloque as trouxinhas nas formas e salpique mais um pouco de manteiga derretida. Leve para assar por 15 minutos, até estarem douradas e estaladiças.
Importante: Enquanto trabalha com a massa Filo, deixe coberta com um pano úmido as que não estiver usando. Procure ser bem ágil.
Fica a dica do Oba.
Orlando,
Essas trouxinhas estão chiquérrimas. E com esses ingredientes devem ter ficado saborosas; coisa para impressionar mesmo!
Beijão, boa noite e bom domingo.
Ah, e quanto ao ‘meu’ ratatouille, dessa vez eu queria mesmo era simplificar. Até omiti alguns temperos que costumam entrar em algumas versões, como a salsa ou orégano. É que eu tenho comido demais um refogado de berinjelas que, se não fosse a ausência da abobrinha, seria ratatouille (rs).
A delicadeza destas trouxinhas é impressionante! A apresentação na última foto é de tirar o folego.
Olá, é possível congelar as trouxinhas antes de levar ou depois de levar ao forno?
pois gostaria de fazer com antecedência pois no dia não terei tempo e nem espaço de preparar…
Obrigada
Antes de levar ao forno, Rafaella.
Wyglada smakowicie , bede zagladala na twoj blog ,
pozdrawiam!