Comendo “sem” culpa.
Torresmo é um prato típico da culinária mineira e paulista.
Disseminou-se pelo Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste. É a guarnição fundamental de vários pratos, como o “tutu à mineira”, o “feijão-tropeiro” e “feijoada”. Também é muito utilizado como tira-gosto, um delicioso aperitivo crocante e sequinho.
A carne mais utilizada é o toucinho ou a barriga de porco (esta a que usei, com mais carne e menos gordura).
O preparo do Torresmo não requer práticas mirabolantes. Muita gente utiliza bicarbonato, álcool e outros aditivos. A maneira mais fácil e segura é:
– Cortar o toucinho ou a barriga em pedaços pequenos, de 1 x 3 cm e temperar apenas com sal;
– Espalhar em uma forma e levar ao forno pré-aquecido em fogo baixo. Deixar por 50 minutos;
– Retire do forno e deixe esfriar bem;
– Aqueça uma frigideira funda e coloque um pouco de óleo. Com uma escumadeira, coloque os pedaços de torresmo e frite até pururucar;
Deixe escorrer bem em papel toalha. Torresmo deve ser bem sequinho e crocante. Sirva com limão e uma bela cerveja gelada.
Uma delícia. Daquelas comidas que não tem como resistir. Comida para esquecer culpas!
Chef! Show de bola! Mas essa receita realmente tem muitas variações, a sua versão eu nunca haia visto. Delícia, prato facinho de harmonizar!
abraço!
Amor de amigo !!!!!!!!!!!!!
Caraca !!!
Como o amigo ali em cima disse… nunca vi fazer no forno e depois no óleo !!!
Como uma boa brasileira e boa filha e neta e bisneta e tataraneta… de mineiros, só tenho a lhe dizer que vou fazer e experimentar essa nova maneira de fazer essa delícia de torresmo !!!
Putz que o pá, meu !!!!!!
Nossa q deu água na boca !!!!
Obrigada sempre Orlando !
Te adoro , meu amigo !
Super beijo
Bell
Querida Claudia:mamae aprovou tuas receitas.Bjs mamae Anadir
Queridos, vou mandar uma receita daquelas…
Barrigada japonesa(p/4 pessoas)
– 3 mariposas voadouras médias do tipo Argilopistelus Karymparium , típica da Indonésia
– 1/2kg de arroz escuro do Maranhão de Codó
– açafrão
– 1kg de farinha puba de Manaus
– molho de tomate goiano da empresa do Cachoeira
– porção de cominho
– 2 colheres de orégano
Preparo
Após a captura das bichas, extrair e descartar suas asas, colocando o corpo em frigideira sob fogo brando e azeite. Após tostar colocar junto a farofa, açafrão, o cominho e o orégano. Após, despejar molho de tomate e convidar três japoneses obesos para saborear. Como a companhamento, 1 garrafa de pinga braba trazida de Tapirapecó-RR
Não precisa agradecer, quem é amigo não esconde o jogo. Passem à diante….Grato
Posso substituir as mariposas voadouras por sapos saltitantes?
Segui essa receita e deu super certo, ficou saboroso e crocante… Minha tortura acabou pois meu marido adora barriga de porco e eu sofria pra fritar pois eu colocava diretamente no oléo e fazia de tudo pra ficar bem fritinho e crocante mais nunca ficava e eu ainda sempre me queimava pois o negócio fica estralando, até que eu pesquisei pra ver se eu encontrava uma receita fácil e prática ai eu encontrei esse site e consegui fazer, ficou otimo, Muito obrigada!
BOA NOITE… VOU COZINHAR APROCIMADAMENTE PARA 200 PESSOAS. VOU FAZER COMIDA MINEIRA., GOSTARIA DE SABER QUNTO VOU TER QUE COMPRAR DE TOUCINHO, CARNE DE PORCO… TBM VOU FAZER VIRADO DE FEIJAO, ARROS , COUVE E MADIOCA FRITA POR FAVOR ME MANDE ALGUMAS DICAS SOBRE QUANTIDADE…. VOU FAZER AGORA PARA FESTA DE SAO JOAO… POR FAVOR ME AJUDE E COM URGENCIA…. AGRADEÇO DESDE JA ATT.. EVA
Eva,
Pegue a receita que você irá utilizar e multiplique a quantidade de ingredientes, de maneira que atinja 200 pessoas. Se a receita é para 10 pessoas, multiplique por 20. Se para 5, multiplique por 40..e assim por diante.
Olá, Boa Noite, gostaria de saber se posso congelar o torresmo depois de assado, e quando for fazer é só colocar no óleo quente, obrigada!
Pode sim,Evelin. Antes da última fase.