Tagine de Frango

Azeite e vaidade.
26 de julho de 2010
Vinhos especiais no Mr. Lam – Rio
27 de julho de 2010
Mostrar todos

Tagine de frango e couscous marroquino.

Uma receita da Chef  Heloisa Bacellar.

O inverno, que vai até 23 de setembro, combina com receitas que servem  família e amigos e tragam com elas uma dose de carinho. Este período de dias mais frios pede pratos que aqueçam, até o bolo fica melhor com um café ou um chá bem quente.

Pensando nisso, a Chef Heloisa Bacellar, do armazém “Lá da Venda”, em parceria com a campanha “Azeite sua Vida”, elaborou algumas receitas saborosas de inverno que agradam a todos os paladares. Entre elas, está a Tajine de frango e couscous marroquino, que o Oba reproduz aqui.

INGREDIENTES

1 kg de peito de frango bem limpo, sem pele e em cubos de 2 cm

3 colheres (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de gengibre em pó

1 colher (sopa) de molho de pimenta-vermelha ou a gosto

50 g de manteiga

1 cebola grande picadinha

2 dentes de alho picadinhos

6 pistilos de açafrão

1 litro de água

1/3 de maço de salsinha, amarrado com um barbante

6 cebolas roxas grandes em fatias finas

2/3 de xícara de uva passa escura

2 colheres (sopa) de açúcar

3 xícaras de fava fresca já debulhada ou congelada

2 xícaras de couscous marroquino

1 xícara de amêndoa em lâminas finas

2 colheres (sopa) de mel

azeite de oliva espanhol

sal e pimenta-do-reino

PREPARO

Numa panela média, misture a carne, 2 colheres de chá de canela, o cominho, metade do gengibre e o molho de pimenta e deixe repousar fora da geladeira por 1 hora. Acrescente um fio de azeite, metade da manteiga, a cebola picadinha, o alho, 2 colheres de chá de sal, um pouco de pimenta e 2 pistilos de açafrão, tampe e aqueça, mantendo o fogo baixo por uns 10 minutos e mexendo de vez em quando, até soltar um caldinho.

Então, adicione a água e o amarrado de salsinha, tampe parcialmente a panela e cozinhe por aproximadamente 30 hora, até que a carne esteja bem macia. Com uma escumadeira, retire e reserve os pedaços de carne, separe 2 xícaras do caldo para regar o couscous e guarde o restante para as cebolas.

Numa frigideira grande, aqueça mais um fio de azeite e a manteiga restante e doure bem as cebolas fatiadas com uma pitada de sal, depois acrescente o restante do gengibre e da canela, 2 pistilos de açafrão, a uva passa, o açúcar e o caldo reservado para as cebolas e deixe em fogo forte até conseguir um molhinho encorpado, que cubra o dorso de uma colher, então retire do fogo e reserve.

Vinte minutos antes de servir, coloque o couscous numa tigela grande. Aqueça o caldo reservado com o restante do açafrão e um pouquinho de sal, retire do fogo quando ferver e despeje sobre o couscous. Deixe descansar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar os grumos e, ao final do tempo, regue com um fio de azeite e misture. Doure ligeiramente a amêndoa numa frigideira grande e seca e reserve.

Na mesma frigideira, aqueça mais um fio de azeite, junte o frango e o mel e deixe dourar um pouco. Sobre um prato grande e que não seja nem muito raso, nem muito fundo, espalhe o couscous formando um “vulcão” e no centro coloque primeiro o refogado de cebola, por cima o frango e as amêndoas.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *