Sugestão de receita para o Natal: Pernil Defumado com Chutney de Laranja e Macadâmias

Vantagens e curiosidades sobre o bacalhau, a tradição de fim de ano
17 de dezembro de 2015
Fettuccine All Alfredo – Como em Roma
21 de dezembro de 2015
Mostrar todos

O OBA Gastronomia traz uma sugestão da Chef Eneida Farsoni, do Restaurante Areia que Canta, em Brotas – SP, para você arrasar em seu Natal.

A nutricionista e chefe do Restaurante Areia que Canta, Eneida Farsoni, criou o Pernil Defumado com Chutney de Laranja e Macadâmias especialmente para a edição de 2014 do Festival “Brotas Gourmet”, que anualmente agita a cidade de Brotas no mês de agosto.

A ideia do prato era utilizar produtos regionais e ressaltar as riquezas do interior. A escolha do pernil combinada com uma farofa especial de macadâmias faz do prato uma boa escolha para enriquecer a ceia de Natal.

O “Pernil Defumado com Chutney de Laranja e Macadâmias” tem entre seus ingredientes a carne de porco, tradição italiana e tropeira, a laranja Charmute, escolhida por ser cultivada na própria fazenda Areia que Canta, e um dos produtos agrícolas mais destacados da região, além da macadâmia, noz altamente nutritiva e saudável.

No prato original, Eneida optou pelo pernil defumado artesanalmente, num processo que acentua o aroma, sabor e a aparência da carne, mas é possível reproduzir a receita em casa tranquilamente. O grande segredo do prato é o contraste dos sabores. O chutney de laranja é a marca inovadora da receita, pois leva uma exclusiva combinação de pimenta vermelha e gengibre que, misturados à laranja, resultam num molho de sabor agridoce e levemente picante, que confere um toque especial e marcante à carne.

Pernil X

Confira a receita:

Ingredientes

1 kg de Pernil Defumado

1 kg de Farinha de Mandioca           

500 g de Proteína Texturizada de Soja  (PST)

500 g de Manga Rosa

300 g de Farinha de Macadâmia      

250 g de Açúcar

250 ml de Vinagre

100 g de Uva Passa   

30 g de Pimenta        

30 g de Gengibre       

Modo de Preparo

Asse o pernil defumado e corte-o em cubos. Reserve.

Para o chutney, faça polpa com a manga rosa, adicione o açúcar, a pimenta, o gengibre, a uva passa e o vinagre. Leve ao fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos.

Para a farofa, toste a proteína texturizada de soja no azeite, acrescente a farinha de mandioca e a farinha de macadâmia. Misture bem.    

Para montar o prato coloque os cubos de pernil cubra com o chutney e sirva com a farinha.

Sobre o Restaurante

O restaurante comandado pela chef e nutricionista Eneida Farsoni fica dentro do  Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta, em Brotas. Além de servir aos hóspedes do hotel, o restaurante é aberto diariamente para visitantes durante o almoço.

O restaurante Areia que Canta oferece um cardápio bem variado, com receitas tradicionais do interior paulista, direto do forno à lenha, em sistema de buffet à vontade, incluindo buffet quente, frio e sobremesas. Boa parte dos alimentos usados vem da própria horta orgânica da fazenda, e de produtores da região. O restaurante Areia que Canta é referência na gastronomia de fazenda e participa anualmente do Festival Gastronômico de Brotas, o Brotas Gourmet, no mês de agosto.

Além do almoço, os visitantes podem aproveitar o circuito das frutas e relaxamento, com 15 atividades para revigorar as energias. O circuito inclui a trilha auto-guiada das frutas, passando pela ponte suspensa do lago, pomar, caminho da floresta, bosque das gabirobas, bosque das jabuticabeiras e muitas atividades de contemplação e relaxamento, como massagem das águas, caminho dos seixos para massagem nos pés, aquário natural, museu da fazenda e parquinho infantil.

Serviço:

Restaurante Areia que Canta

Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta

Rodovia Paulo Nilo Romano, KM 124,5 – Brotas/SP

Informações: (14) 3653-1382 / areiaquecanta@areiaquecanta.com.br

www.areiaquecanta.com.br

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: