Strogonoff de Camarão!
O Oba taz hoje uma das inúmeras variações criadas a partir da palavra russa Stroganov: o strogonoff de camarão!
Vamos começar pelo fato. Stroganov é um prato de origem russa, hoje conhecido mundialmente. Na sua origem, era muito rústico. Servia de ração para os soldados da Rússia do século XVI. A carne era cortada em nacos e conservada em barris com sal grosso e aguardente. Depois era cozida em creme azedo.
Somente no século XIX é que chegou à sua versão atual, com cogumelos e páprica.
Ou seja, Stroganov (e não Strogonoff) é o prato feito com carne em tiras, cogumelos, creme de leite e os demais ingredientes que conhecemos.
Mas, sabe-se lá quando, a palavra Stroganov virou Strogonoff. E o que era de carne bovina passou a ser feito de frango e camarão. Até de chocolate encontramos strogonoff.
Particularmente, eu chamaria este prato de Guisado de Camarões, mas como todo mundo no Brasil conhece por strogonoff, vá lá…
INGREDIENTES
500 gramas de camarão médio limpo;
1 cebola picada;
4 colheres de sopa de manteiga;
1/2 xícara de purê de tomates;
1 colher de sopa de molho inglês;
01 colher de sopa de mostarda;
1/4 de xícara de conhaque;
1 xícara de creme de leite;
1/2 xícara de cogumelos cortados em fatias (eu usei Shitake)
1 colher (sobremesa) de páprica picante
sal e pimenta-do-reino a gosto
PREPARO
Tempere o camarão com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Aqueça uma panela grande. Coloque a manteiga e a cebola. Deixe tomar cor e junte o camarão. Cozinhe por 3 minutos, retire (deixando alguns na panela) e reserve.
Coloque os cogumelos. Deixe cozinhar por mais 3 minutos. Aqueça o conhaque em uma concha. Quando pegar fogo, jogue nos cogumelos. Deixe evaporar o álcool (não todo) e adicione o purê de tomate.
Abaixe bem o fogo. Junte os demais temperos e o creme de leite. Deixe esquentar, mas sem ferver. Torne a colocar os camarões reservados na panela. Cozinhe por mais 2 minutos. Retifique temperos e sirva acompanhado de batata palha e arroz!
Tudo bem…não tem quase nada a ver com o verdadeiro Stroganov…mas fica igualmente uma delícia!
Está aí a sugestão do Oba… quem sabe para seu almoço de domingo!
Esse eu posso dizer com certeza que estava uma verdadeira maravilha!!! Qualquer dia vai ter que fazer o Strogonoff de carne, que já conheço e faz tempo que não como. Mas com essa batata, é claro.
bjos
São os pecados gastronômicos meu querido Chef! Porém…pecar é tão bom…e às vezes tão gostoso….ahahaha…Eu mesma cometeria “todos” com os camarões, inclusive esse! e ainda arrastaria junto comigo aqueles terríveis e pecaminosos (só para os Chefs)cogumelos em conserva, do graúdo!…ahahaha..
Ai que vontade de dar uma garfada nesse strogonoff! Camarão é o meu fraco!
beijos!
O aspecto está fantástico!
Abriu o meu apeptite… 🙂
Deu vontade daquele strogonoff de carne, quando vem???
Não é sem razão que esta é uma das receitas mais disputadas do Oba, além de bem detalhada, as fotos são de abrir o apetite!
q lindo q ta queria saber mas sobre pratos populares e de facio fabricação.trabalho em um restaurate e tenho interece de aprender.agradeço desde ja a compreenção.
É disso que gosto;desse atrevimento, de quem tem a segurança para inovar!!! Pq utilizar cogumelos em conserva; se temos esse sabor exôtico do shitake? Simplismente Divino! Agora essas batatas… ai, ai… vai ter que dividir esse segredo por aqui.
Fiz o strogonoff de camarão e ficou divino!! Ate a aparencia ficou igual. Obrigada !
ouuuuuuuuuuu coisa boa 🙂