Salada de Espinafre

Guega Ristorante
13 de setembro de 2009
Bronx
15 de setembro de 2009
Mostrar todos

Salade Lyonnaise

dsc03669
O Oba traz hoje a salada mais apreciada na cidade de Lyon, na França. A cidade que lhe empresta o nome: Salade Lyonnaise.

Esta deliciosa salada tem no molho seu ponto alto. Uma fantástica mistura de vinagre de vinho tinto e bacon, o que lhe confere um sabor ácido muito gostoso.

Você pode deixá-la mais substanciosa, adicionando mais um ou dois  ovos em quartos. Em Lyon, costuma-se usar um ovo quente. As torradas com alho são um acompanhamento ideal. Para dar uma incrementada, usei lâminas de amendoas ligeiramente tostadas.

dsc036701

INGREDIENTES (6 pessoas)

500 g de espinafre

2 ovos

250 g de bacon picado

75 ml de vinagre de vinho tinto

1/2 baguete

50 ml de azeite de oliva extravirgem

1 dente de alho

PREPARO

Cozinhe os ovos e descasque-os. Abra ao meio, retire a gema e com o auxílio das costas de uma colher, passe-a  por uma peneira. Pique a clara e reserve.

Retire os talos duros das folhas de espinafre e lave. Seque-as com um pano de prato. Prepare as torradas. Corte fatias da baguete e pincele o azeite de oliva. Leve ao forno pré-aquecido e deixe dourar. Corte o dente de alho ao meio e esfregue nas torradas.

Aqueça uma frigideira e coloque o bacon. Mexa sempre até ele dourar. Jogue o bacon e a gordura que ficou na frigideira imediatamente em cima do espinafre. Misture muito bem, até que o espinafre murche ligeiramente.

Na mesma frigideira, adicione o vinagre e deixe ferver por um minuto, raspando o fundo. Despeje sobre o espinafre e bacon e misture muito bem para os sabores se mesclarem.

Divida a salada em 6 pratos individuais. Espalhe a clara e a gema de ovo e sirva com as torradas. Caso queira, polvilhe lâminas de amendoas ligeiramente tostadas, mas é opcional.

dsc036751

Fica a sugestão do Oba.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

5 Comentários

  1. M. Alice disse:

    OK, abri agora e a sugestão que me espere, acho que serei eu a cobaia, he he he

  2. Carol disse:

    Poxa… se a salada sobreviver a Alice… que sobre pra mim! Adoraria ser cobaia desse prato! Hum… lambendo o monitor as 11 da noite!

  3. M. Alice disse:

    Ô Carol, não sobreviveu, comi tudo, a Lyonnaise estava “maravilhaise”

  4. Carol disse:

    Alice!
    Mas que coisa!!! Tava aqui torcendo pra que você não quisesse ser “cobaia” do Orlando nessa salada!
    Mas que bom que você gostou! só pelas fotos já dava para saber que ela estava “maravilhaise”.. huahuahua

  5. Sandra disse:

    Então começei a comer espinafre como se fosse alface.Como sou hipertença tenho percebido que menha pressão tem ficado baixa….bem se foi o espinafre adorei!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *