Sagu – por Juliana Akemi Yamashita

Comida de infância.

Certas comidas nos trazem lembranças.

Sagu, com certeza é uma delas. Lembro que era servido como lanche na escola que estudei, isto há muito tempo. Juntamente com a canjica e o arroz-doce, era um dos doces que mais comi na vida.

Há anos não como mais doces (a não ser sorvete de morango, eventualmente), mas estas sobremesas ficaram na memória.

O sagu feito com vinho de colônia, reinava absoluto em minha casa. A maioria das vezes, servido com creme de baunilha…não tinha como não alegrar as crianças.

Estas pequenas bolinhas de goma de mandioca, cozidas em vinho ou suco, é uma das sobremesas mais representativas do Brasil. Não conheço quem nunca provou.

Minha querida amiga Tuiteira, @Juliana_ Akemi, enviou esta linda colaboração para o OBA. E repasso para todos. A receita e as fotos da Juliana.

Olá Orlando tudo bem?

Segue a receitinha e fotos do sagu (groselha e maracujá).. é uma receita bem simples e bem facinho de fazer. Então não tem nada de gastronômico nela..rsrs

bjs
Ju

Sagu de groselha

Ingredientes:

1 xícara (chá) de sagu

1 copo de  água

1 copo de groselha

2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de Preparo:

Deixe o sagu de molho em água (por duas horas, aproximadamente). Em seguida, retire 1 xícara (chá). Coloque em uma panela e adicione a água e o açúcar. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos até ficar transparente. Adicione a groselha e cozinhe por mais 10 minutos. Coloque em um recipiente e deixe esfriar.

Para fazer o sagu de maracujá, substitua a groselha por suco concentrado ou polpa de maracujá. Se utilizar a polpa, guarde um pouco das sementes para decorar.

Sagu é comida de lembrança…da boa lembrança, Ju. Como não poderia ser gastronômico?

Muito obrigado!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu