Risoto de domingo.

Sugestão para o fim de semana.

Almoço de domingo deve ser algo especial, um acontecimento, seja em família, a dois ou mesmo sozinho. Risoto é um prato perfeito para celebrações. Você perderá alguns minutos no preparo, mas terá a tarde inteira para ouvir elogios.

Passo uma sugestão deliciosa e refinada. Camarões, cogumelos frescos e espinafre fazem uma combinação perfeita. Lâminas de amêndoas dão uma crocância especial. Um bom Parmigiano ralado na hora completa o sabor e enche sua casa de um aroma inebriante. Não estrague tudo usando um vinho de baixa qualidade.

Com bons ingredientes, você fará um almoço de gala. Deixe tudo prontinho, de maneira que é só dizer “um minutinho que vou fazer o almoço“.

INGREDIENTES (8 pessoas)

2 xícaras de arroz para risoto (arbório, carnaroli ou outro italiano)

1 Kg de camarões graúdos (Imaruí), limpos e sem as tripas

700 g de espinafre fresco

300 g de cogumelos Paris, cortado em lâminas de 1 cm

1/2 cebola bem picada

2 xícaras de caldo de frango caseiro (se não tiver, use caldo de galinha concentrado, de boa qualidade)

6 xícaras de água com Hondashi (caldo de peixe japonês)

3 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 xícara de vinho branco

Amêndoas em lâminas

Sal e pimenta-do-reino moída na hora (se usar caldo concentrado, não é necessário)

Mantecare

2 colheres (sopa) de manteiga

1 1/2 de queijo Parmigiano-Reggiano ralado na hora

PREPARO

Separe as folhas do espinafre e leve em água fervente por 4 minutos. Retire e deixe escorrer. Quando esfriar, esprema bem com as mãos, para retirar o líquido. Pique bem fino.

Deixe uma panela com o caldo de frango e outra com o caldo de peixe (Hondashi) aquecendo.

Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga e o azeite. Adicione a cebola e deixe até murchar. Adicione o vinho e  os cogumelos e deixe por 3 minutos (até o vinho evaporar), mexendo constantemente. Junte o espinafre e misture tudo.

Com os caldos fervendo, coloque o arroz e incorpore aos ingredientes lentamente. Junte uma concha de caldo de frango e continue mexendo. Sempre que estiver quase secando, adicione outra concha, mexendo sempre, sem deixar grudar no fundo.

Quando acabar o caldo de frango, passe para o caldo de peixe. Este processo todo vai levar em torno de 20/25 minutos. Quando estiver faltando 5 minutinhos, coloque os camarões e continue mexendo devagar, sempre completando com o caldo, sem deixar secar.

Quando estiver cozido, mas ainda firme à dentada (al dente), deixe a água secar, desligue o fogo e proceda com o mantecare. Fora do fogo, junte a manteiga e o queijo ralado e mexa vigorosamente. Retifique temperos.

Polvilhe com a amêndoa e sirva imediatamente.

Obs.: A razão de utilizar dois tipos de caldos, é que o caldo de frango, além de adicionar um sabor extra, vai ajudar a fixar o sabor do caldo de peixe.

Uma bela sugestão para seu almoço dominical. Pode apostar.

*Este prato eu dedico à minha querida assistente Carol, por tudo que ela faz por mim.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Ai… passei a tarde inteira esperando por esta maravilha…esperando por ter de volta as minhas quintas feiras de folga que me permitiam me deliciar com seus posts maravilhosos, além de aproveitar para aprender com você! Muito obrigada! Melhor que isso, só provando! =)

  2. Orlando é sempre um grande prazer e privilégio te ver cozinhar e aprender com você!
    Amo cogumelos e sobre os camarões sou capaz de cometer todos os pecados com eles…. Então estaria completamente perdida se provasse desse seu risoto. Uma deliciosa tentação!
    beijo

  3. Tereza Ratts de Ratis

    Assim é Natal, Nantes (como em toda a Bretanha) também é terra de excelente camarão!
    Adorei a receita! Sou uma fã de risotos! Embora proibida por conta da minha injusta alergia a crustaceos, de comer camarão, quero fazer para os amigos e principalmente, o amor, né?! 😉
    Beijos et merci!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.