Restaurante 34 – Guimarães (Portugal) – por Pati Lazzaretti

Sforno Pizzaria – Bom para os grandes e pequenos
6 de agosto de 2018
Cebola na churrasqueira
Cebola Assada na Churrasqueira
8 de agosto de 2018
Mostrar todos

A sensação que tive a primeira vez que fui a cidade de Guimarães foi de emoção, tamanha a beleza do local. O castelo, o centro histórico e a imponente igreja da Penha são os cartões postais do lugar. E, por coincidência, quem me levou até lá foi a Nayane Barreto, minha amiga que participou do Masterchef Brasil e que atualmente vive em Portugal. O que não imaginávamos é poucos meses depois ela estaria comandando a cozinha do 34, o mais descolado restaurante da cidade.

Super bem localizado, o lugar é aconchegante, refinado e com um cardápio extremamente diversificado, com influências de diferentes cozinhas internacionais. A proposta são pratos para compartilhar. Por isso, quando você for, reúna os amigos pois é perfeito para pequenos grupos. E quanto mais gente mais pratos podem ser compartilhados, assim, você consegue experimentar mais sabores de uma vez só.

Couvert não é algo que os restaurantes costumam dar muita atenção, pois o foco sempre são os pratos. E logo de cara o 34 se diferencia aqui, o pão galego vem acompanhado de manteiga de ervas e azeitonas com tomates confitados. Gente, eu podia ficar só nisto, é surreal este tomate. A manteiga lembra comida de vó, porquê tem um gostinho de tempero caseiro. Delícia!

A partir daí um prato mais saboroso que o outro. Como o Roll de Costela de Vitelo, macio por dentro e crocante por fora.

O Poke de Salmão, um prato que enche o olhar, daqueles impossíveis de não fotografar, mais do que lindo, um espetáculo de sabor.

A Caponata de Beringela, um prato vegano que traz, provei junto com os Ovos de Codorna em conserva. Eu não sou muito fã de berinjela e não conseguia parar de comer estas, tinha um agridoce suave e, sutilmente, surgia uma pimenta na boca, brincando com teu paladar. Incrível.

Depois teve uma porção de Guiosa de Vegetais. Perfeita. Parecia uma obra de arte, mas o diferencial ficou no molho. Um espetáculo de experiência que faz você se sentir no oriente.

Teve também um Ceviche de Peixe Branco, aqui eu sou suspeita para falar porquê eu amo ceviche e este estava maravilhoso. Encerramos a rodada de pratos salgados com um Coração de Alcatra na Pedra com Mini legumes, o diferencial aqui é que você mesmo termina de preparar a carne, acrescenta sal e o molho temperado à gosto e pode manipular o ponto da carne na própria pedra.

A finalização foi com duas sobremesas: Semi Frio de Lima e Brownie de Chocolate com Sorvete de Pistache. Não me façam dizer qual foi a melhor! Impossível escolher, ambas perfeitas e lindas. Ainda bem que eu não moro lá perto, do contrário comeria todos os dias.

Como vocês puderam ver a cozinha é internacional. Tem todo o tipo de influência e referências, claro que sem faltar um toque brasileiro. A maestria com que a Nayane faz toda essa fusão é de impressionar. Se você prestar atenção nas suas construções, vai perceber que ela equilibra tudo com uma riqueza de temperos única. Para mim a sua grande assinatura é o tempero. Você percebe que em todos os pratos existe uma construção de sabores com o seu toque. Isso sem falar da habilidade com tomates, em nenhuma parte do mundo, nem na Itália, eu provei tomates tão saborosos como os da Nayane, em qualquer lugar, qualquer prato que ela fizer com tomates vai estar incrível. Pronto falei! Hehe…adoro!

Deixo aqui meu agradecimento ao convite carinhoso para esta experiência incrível. Obrigada Nana e a proprietária do 34, Sara Sousa, que com um sorriso simpático no rosto atende pessoalmente os clientes, com o mesmo carinho que você recebe as pessoas que ama em sua casa. Parabéns às duas. Lugar top! Recomendo!

Mais sobre Guimarães

Guimarães, situada no distrito de Braga, é uma das mais importantes cidades históricas de Portugal, sendo o seu centro histórico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

Nayane Barreto

Instagram @nana.barretodias

Serviço

Restaurante 34

Instagram @restaurante.34

Largo Antônio Leite de Carvalho, 34 – Guimarães/Portugal

Espero que tenha curtido minha experiência. Adoraria saber da sua. Divida comigo sua experiência gastronômica e/ou vínica!

O que mais gostou? O que detestou? Lugares que vc indica e os que não recomenda.

Mande direct pelo insta @lazzarettipati

Msg pelo facebook/patilazzaretti

Ou email pati.lazzaretti.nh@gmail.com

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: