Ragu a Bolonhesa – Il Ragù Bolognese
Continuando com o almoço de domingo, o outro prato que preparei foi uma Lasanha a Bolonhesa. Lasanhas não tem erro e permitem muitas variações. Esta é uma bem tradicional e que agrada bastante. Um erro frequente em Lasanhas é o número de camadas de massa: a verdadeira Lasanha tem, no máximo, cinco camadas de massa!
A idéia que as pessoas fazem de Ragu normalmente é de um molho pesado, com muita carne e de cor vermelha. Na realidade, ele é um molho de tomate com muito sabor, levíssimo e com pouca carne. Pode-se utilizar somente um tipo de carne ou uma mistura delas (inclusive Linguiças). Passo agora a receita que utilizei nesta Lasanha. Nada é definitivo. Você pode criar outras variações, usando carne de coelho, por exemplo.
RAGU À BOLONHESA
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de Azeite de Oliva extravirgem
1 Cebola pequena cortada em cubos pequenos
1 talo da Salsão cortado em cubinhos
1 cenoura picada em cubinhos
Cerca de 250 g de carne de Vitela moída fina
2 latas de tomates pelados e sem casca, com o líquido
Sal e Pimenta na altura
Preparo:
Numa panela grande, aqueça o Azeite e coloque a Cebola, o Salsão e a Cenoura.Cozinhe até que fiquem macias. Junte a carne aos poucos, mexendo para que se desfaça e misture bem. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 5 minutos. Adicione os Tomates, tempere com o Sal e Pimenta. Tampe e cozinhe até o molho engrossar (cerca de 20 minutos). (Rende cerca de 1 Litro e meio de molho).
Esta é a versão que uso para o Ragu à Bolonhesa. Foi esta que usei na Lasanha de domingo!
Ainda voltamos a este fascinante mundo da Culinária Italiana!
muito gostei