Hoje quem aparece aqui pelo OBA Gastronomia com um belo prato é o Chef Lucas Casarin, do Hotel Alpestre, em Gramado. A receita é uma das preparadas na cozinha do hotel.
Lucas é um jovem Chef, de apenas 26 anos de idade, mas com uma boa bagagem na vida de cozinha, como demonstra o seu currículo.
Lucas Teles Casarin é natural de Lagoa Vermelha – RS, com formação em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul, Canela – RS e também com formação básica de Chef de Cozinha pela ICIF (Culinary Institute for Foreigners) em Flores da Cunha – RS.
Lucas trabalhou como cozinheiro no Hotel Intercity Premium e como Chef de Cozinha no Hotel Blue Tree Towers ambos em Caxias do Sul. Atualmente é Chef de Cozinha do Hotel Alpestre em Gramado.
A receita que o Lucas nos traz hoje usa uma semente típica da região Sul do Brasil, o pinhão. Típico do inverno, o pinhão ainda pode ser encontrado por aqui. Caso encontre, não perca a chance de preparar este pudim.
Pudim de Pinhão
Ingredientes
- 2 latas Leite condensado
- 2 latas a mesma do leite condensado Leite
- 8 unidades Ovos
- 200 g Castanha de caju picada
- 300 g Pinhão cozido e picado
- Quantidade suficiente Açúcar para caramelar
Instruções
-
Junte o leite condensado, os ovos e o leite e bata no liquidificador por cerca de 5 minutos. Após estar bem processado, adicione o pinhão e a castanha e misture.
-
Pegue uma forma redonda de furo no meio e coloque o açúcar. Leve diretamente ao fogo e fique mexendo até ele começar a derreter e ficar totalmente líquido! Despeje, imediatamente a mistura reservada! (OBS: esse é um dos segredos: colocar a mistura sobre o açúcar bem quente!).
-
Coloque a forma com o pudim sobre uma assadeira maior com água e leve ao forno já aquecido a 180°c por cerca de 2 horas. Retire o pudim do forno e leve à geladeira para resfriar por mais 2 horas.
-
Para soltar o pudim, leve a forma diretamente ao fogo para que o açúcar do fundo derreta. Assim que soltar, vire a forma direto no prato em que será servido.
Gostaria de mais receitas vc pinhão fixes e SALGADAS… Mas gostaria de MAIS em conserva e em calda tipo de jiló, tomates, maxixe,Xuxuzinho, abóbora abobrinha