O “Porco Pizza”

DSC04122

Hoje o Oba apresenta um prato no mínimo inusitado.

Este sábado fui convidado para uma confraternização de um grupo de amigos intitulado “Os Comedores“, título dado em função de todas as sextas-feiras irem em um restaurante diferente. Nesta brincadeira, já visitaram mais de 150 restaurantes aqui de Curitiba.

O cardápio oferecido foi o “Porco Paraguaio” ou “Porco Pizza“, como alguns chamaram. Sabia que se tratava de um porco recheado, mas não imaginava o conteúdo do recheio. E ficava imaginando a razão do termo “Porco Pizza“.

Chegando à chácara, fui conhecer o processo do preparo. Na realidade, era um javali desossado e aberto, que repousava na grelha com um dourado de encher os olhos. Quando chegou o momento da finalização, fui entender o termo Pizza.

Javali Preparo

1 – O porco (ou no caso javali)  desossado é temperado com salmoura e deixado em cima de papel alumínio, com o couro para cima, até dourar.

2 – Então ele é virado para outra grelha, desta vez com o couro para baixo e sem o alumínio.

3 – A grelha é retornada ao fogo.

4 – O javali é coberto por um mistura de queijo, presunto, tomate, milho, ervilhas, azeitonas, palmito, cebola e orégano (impossível não ligar esta cobertura à pizza).Por cima disto tudo, é colocado aipim cozido.

O javali fica no fogo até pururucar e o queijo do recheio derreter. Então ele é servido, abundantemente servido (basta ver meu prato).

Javali prato

O termo “Porco Pizza” foi incorporado ao prato graças à este recheio, como me explicou o Clécio e o Oswaldo, responsáveis pelo preparo.

Difícil explicar a delícia que ficou. A carne assada no ponto exato, o pururuca estalando na boca e o recheio derretendo junto…indescritível. Substituir porco por javali foi uma ótima idéia. A carne do javali é suave, mais magra e mais digestiva.

Detalhe que além do javali, ainda tinha um costela feita em fogo de chão, derretendo de tão macia.

Quando cheguei em casa fui fazer uma pesquisa pelo Porco Paraguaio. O que encontrei difere um pouco do que comi. Mas com certeza, o que comi é muito mais saboroso. Para saber um pouco mais sobre Porco Paraguaio, clique AQUI.

Muito obrigado aos “Comedores” pela oportunidade e parabéns ao Clécio e Oswaldo pelo empenho e dedicação em servir um prato tão gostoso e inusitado.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 18 comentários

  1. Tânia Saj

    Orlando..
    Sabe porque amo visitar as suas páginas? Porque tenho certeza que sempre vou encontrar pratos diferentes, inusitados….
    Este javali é a mais fiel expressão de minha opinião!
    Simplesmente fantástico!
    Adorei!
    Parabéns mais uma vez pelo post!
    Beijinhos

  2. Gasparzinha

    Orlando, que novidade!
    Nunca tinha ouvido falar e fiquei com água na boca para provar.

    O aspecto é verdadeiramente impressionante.

    Beijinhos. 🙂

  3. Marly

    Orlando,
    Isso para mim é novidade, fiquei morrendo de curiosidade, aafe, que delícia (e olha que eu nem sou muito fã de carnes)!.
    Beijão e boa semana!

  4. Carol

    Aff, isso deve ser um escândalo!
    Um prato muito interessante e com um mix muito legal…

  5. Valdir Graf

    Ja apreciei este prato .É uma delícia.

  6. Valdemar Rolim

    Só falta o endereço para conhecermos. Rolim

  7. Carlos

    Jamais imaginei Orlando essa combinação de porco(javali) com presunto, queijo e oregano e ainda mais em forma de “churrasco”!rsrs
    abraços

  8. Maycon

    Otima receita !!! gostaria se possivel de obter a receita, poderia me passar??

  9. Stella

    Hmm….já ouvi falar desse prato aqui na região e alguns eventos onde ele é servido como “atraçãoo principal” mas ainda não experimentei….deve ser muito bom!

  10. luana

    bom demais e possivel eu comer isso em algum lugar
    onde fica quanto custa
    eu quero….

    1. Orlando Baumel

      Olá Luana,
      Muito obrigado pela participação no OBA Gastronomia.
      A única vez que comi javali servido assim, foi exatamente esta. Nunca tinha visto aqui por Curitiba. É bem possível que mais para o Oeste do Paraná se encontre. Pena não ser mais divulgado. Realmente é delicioso.

  11. Gilmar

    Gostaria da receita, obrigado

  12. José Carlos

    Orlando, sou aqui de Foz de Iguaçu e nõs de vez em quando fazemos um porco a paraguaia na chácara e tenho lá minhas dúvidas se o porco pizza é tão saboroso quanto o tradicional a paraguaia. Mas não deixa de ser uma nova sugestão para os nossos criativos churrasqueiros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.