Pizza

Pizza da Mamma.

DSC04784

Pizza no Oba…e pizza de minha mãe.

Posso dizer que tenho uma mãe que cozinha maravilhosamente bem. Aliás, uma mãe e uma irmã, que tem um talento enorme para a gastronomia.

Sempre falo de sabores que ficam para sempre. Sabores que só de lembrar, enchem a boca de saliva. É assim quando lembro da comida que minha avó fazia. Morei com minha avó durante dois anos, em uma cidadezinha minúscula no interior do Paraná. Comida de interior, feita em fogão à lenha. Horas de fogo para minutos de puro delírio.

E foi assim com  minha mãe…tem pratos que ficam em nossa memória gustativa, a simples lembrança traz o sabor. É assim com a língua com ervilhas; a dobradinha de feijão branco; o cozido maravilhoso das segundas…Lembro de um prato que figurou durante muito tempo nos almoços em família: um cozido de carne com feijão branco, de comer com os olhos fechados.

Além destes pratos, os lanches do cair da tarde. O pão de casa e o pastel, reis das tardes de praia. E o assunto de hoje: a pizza que minha mãe Roseli faz.

DSC04782

A pizza que minha mãe faz é perfeita. Massa leve, bem sovada, nem tão fina e nem tão grossa. E, claro, ingredientes de qualidade.

Minha mãe não é dada a repassar receitas…mas, neste caso, abriu uma pequena excessão. Passou para mim a receita da massa que usa (que, afinal é segredo de uma boa pizza).

INGREDIENTES      (2 pizzas de 30 cm)

1 xícara de água

1 tablete de fermento biológico

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 colher (café) de açúcar

Farinha (sim, sem quantidade…você irá adicionando aos ingredientes até conseguir uma massa leve, desgrudando das mãos)

PREPARO

Dissolva o fermento na água. Adicione o açúcar e o azeite. Espere tomar o jeitão de esponja. Vá adicionando a farinha e trabalhando a massa com as mãos, até “sentir” que está leve e não grudenta.

Divida a massa em dois. Enrole com papel filme e deixe descansar por meia hora. Abra em formato de disco e monte a pizza com o recheio de sua preferência. Use um bom molho de tomate caseiro e divirta-se.

Para molho de tomate, basta processar o ragu que aparece AQUI.

Hoje foi mais uma noite de Pizza da Mamma. Napolitana, portuguesa com palmito pupunha e escarola com alho e óleo fizeram as honras.

Pizza mãe 2

Todas as três maravilhosas, mas a de escarola com alho e óleo estava sublime. Até já veio aqui para a casa para um replay amanhã.

DSC04789

É isto…tem comidas inesquecíveis, que nos acompanharão por toda a vida. A de mãe é uma delas. Tenho certeza que todo mundo lembra de alguma.

Parabéns à Roseli Baumel, gigante em tudo que faz. Belísima pizza, mamma!!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Que Pizza linda!

    Vou tentar fazê-la aqui em casa!

    Bia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu