Pizza

Jiló
21 de Janeiro de 2010
Armazém Santa Ana
23 de Janeiro de 2010
Mostrar todos

Pizza da Mamma.

DSC04784

Pizza no Oba…e pizza de minha mãe.

Posso dizer que tenho uma mãe que cozinha maravilhosamente bem. Aliás, uma mãe e uma irmã, que tem um talento enorme para a gastronomia.

Sempre falo de sabores que ficam para sempre. Sabores que só de lembrar, enchem a boca de saliva. É assim quando lembro da comida que minha avó fazia. Morei com minha avó durante dois anos, em uma cidadezinha minúscula no interior do Paraná. Comida de interior, feita em fogão à lenha. Horas de fogo para minutos de puro delírio.

E foi assim com  minha mãe…tem pratos que ficam em nossa memória gustativa, a simples lembrança traz o sabor. É assim com a língua com ervilhas; a dobradinha de feijão branco; o cozido maravilhoso das segundas…Lembro de um prato que figurou durante muito tempo nos almoços em família: um cozido de carne com feijão branco, de comer com os olhos fechados.

Além destes pratos, os lanches do cair da tarde. O pão de casa e o pastel, reis das tardes de praia. E o assunto de hoje: a pizza que minha mãe Roseli faz.

DSC04782

A pizza que minha mãe faz é perfeita. Massa leve, bem sovada, nem tão fina e nem tão grossa. E, claro, ingredientes de qualidade.

Minha mãe não é dada a repassar receitas…mas, neste caso, abriu uma pequena excessão. Passou para mim a receita da massa que usa (que, afinal é segredo de uma boa pizza).

INGREDIENTES      (2 pizzas de 30 cm)

1 xícara de água

1 tablete de fermento biológico

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 colher (café) de açúcar

Farinha (sim, sem quantidade…você irá adicionando aos ingredientes até conseguir uma massa leve, desgrudando das mãos)

PREPARO

Dissolva o fermento na água. Adicione o açúcar e o azeite. Espere tomar o jeitão de esponja. Vá adicionando a farinha e trabalhando a massa com as mãos, até “sentir” que está leve e não grudenta.

Divida a massa em dois. Enrole com papel filme e deixe descansar por meia hora. Abra em formato de disco e monte a pizza com o recheio de sua preferência. Use um bom molho de tomate caseiro e divirta-se.

Para molho de tomate, basta processar o ragu que aparece AQUI.

Hoje foi mais uma noite de Pizza da Mamma. Napolitana, portuguesa com palmito pupunha e escarola com alho e óleo fizeram as honras.

Pizza mãe 2

Todas as três maravilhosas, mas a de escarola com alho e óleo estava sublime. Até já veio aqui para a casa para um replay amanhã.

DSC04789

É isto…tem comidas inesquecíveis, que nos acompanharão por toda a vida. A de mãe é uma delas. Tenho certeza que todo mundo lembra de alguma.

Parabéns à Roseli Baumel, gigante em tudo que faz. Belísima pizza, mamma!!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Bia disse:

    Que Pizza linda!

    Vou tentar fazê-la aqui em casa!

    Bia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *