Pizza da Mamma.
Pizza no Oba…e pizza de minha mãe.
Posso dizer que tenho uma mãe que cozinha maravilhosamente bem. Aliás, uma mãe e uma irmã, que tem um talento enorme para a gastronomia.
Sempre falo de sabores que ficam para sempre. Sabores que só de lembrar, enchem a boca de saliva. É assim quando lembro da comida que minha avó fazia. Morei com minha avó durante dois anos, em uma cidadezinha minúscula no interior do Paraná. Comida de interior, feita em fogão à lenha. Horas de fogo para minutos de puro delírio.
E foi assim com minha mãe…tem pratos que ficam em nossa memória gustativa, a simples lembrança traz o sabor. É assim com a língua com ervilhas; a dobradinha de feijão branco; o cozido maravilhoso das segundas…Lembro de um prato que figurou durante muito tempo nos almoços em família: um cozido de carne com feijão branco, de comer com os olhos fechados.
Além destes pratos, os lanches do cair da tarde. O pão de casa e o pastel, reis das tardes de praia. E o assunto de hoje: a pizza que minha mãe Roseli faz.
A pizza que minha mãe faz é perfeita. Massa leve, bem sovada, nem tão fina e nem tão grossa. E, claro, ingredientes de qualidade.
Minha mãe não é dada a repassar receitas…mas, neste caso, abriu uma pequena excessão. Passou para mim a receita da massa que usa (que, afinal é segredo de uma boa pizza).
INGREDIENTES (2 pizzas de 30 cm)
1 xícara de água
1 tablete de fermento biológico
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (café) de açúcar
Farinha (sim, sem quantidade…você irá adicionando aos ingredientes até conseguir uma massa leve, desgrudando das mãos)
PREPARO
Dissolva o fermento na água. Adicione o açúcar e o azeite. Espere tomar o jeitão de esponja. Vá adicionando a farinha e trabalhando a massa com as mãos, até “sentir” que está leve e não grudenta.
Divida a massa em dois. Enrole com papel filme e deixe descansar por meia hora. Abra em formato de disco e monte a pizza com o recheio de sua preferência. Use um bom molho de tomate caseiro e divirta-se.
Para molho de tomate, basta processar o ragu que aparece AQUI.
Hoje foi mais uma noite de Pizza da Mamma. Napolitana, portuguesa com palmito pupunha e escarola com alho e óleo fizeram as honras.
Todas as três maravilhosas, mas a de escarola com alho e óleo estava sublime. Até já veio aqui para a casa para um replay amanhã.
É isto…tem comidas inesquecíveis, que nos acompanharão por toda a vida. A de mãe é uma delas. Tenho certeza que todo mundo lembra de alguma.
Parabéns à Roseli Baumel, gigante em tudo que faz. Belísima pizza, mamma!!
Que Pizza linda!
Vou tentar fazê-la aqui em casa!
Bia