Pipoca de Arroz Selvagem!
O Oba traz hoje uma das mais interessantes receitas que conheço: Pipoca de Arroz Selvagem! Um daqueles truques que todo cozinheiro deve ter na manga! Simples, refinado e surpreendente!
Arroz selvagem é um cereal, originário da América do Norte! Não faz parte da família do arroz. Com grãos longos, negros, finos e duros, ele pode ser cozido e servido de diversas maneiras. Seu sabor remete a amêndoas!
Não sei quem teve a idéia de fritá-lo, e descobrir que ele explode como pipoca…mas com certeza foi meio sem querer. Esta maneira de prepará-lo abre um leque imenso de possibilidades para uso.
Você pode usar como uma guarnição de um assado; misturado à um risoto; acompanhando um peixe (com truta fica fantástico); polvilhado em vieira; salpicado em saladas ou simplesmente… comer puro.
O sabor de amêndoas é um delícia. A crocância faz a pessoa não parar de comer. A rapidez de seu preparo é fantástica, não deixando você preocupado em atrasar seu evento.
Para preparar, aqueça uma quantidade de óleo suficente (deve ficar bem quente) e coloque os grãos de arroz selvagem (em pequenas quantidades).
Quando atingir o ponto desejado, retire com uma escumadeira e deixe secar em papel toalha. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e está pronto para o uso.
Quando quero sofisticar ainda mais, frito em manteiga clarificada (Ghee). Fica indescritível com peixe! Também gosto um pouquinho mais para bem passado (acentua o sabor de amêndoas).
Lembre-se que é um processo muito rápido. Então, esteja com tudo à mão, para não se atrapalhar no preparo!
Podem acreditar! É uma das coisas mais bacanas e versáteis que a Gastronomia nos oferece! E sua aparência nos lembra tanta coisa que não poderia deixar de categorizar em “Cozinhando com crianças”!
Fica a sugestão do Oba!
Achei muito curioso!
A aparência… parecem bichinhos. 🙂
Parece bicho do pão…..
Dá p pescar?
Muito muito interessante…. Ainda não tinha visto pipoca de arroz selvagem!
São crocantes?
Devem ficar boas numa salada!
Ai Chef que show!
gostei de tudo muito bom
Quem descobriu foi o chef francês Claude Troisgros, e não tão por acaso assim, ele fazia uma pesquisa sobre grãos que “pipocam”. Uma rápida procura no google pode resolver-te a questão
Fiz hoje e achei uma delícia. Super crocantes
Vou fazer agora
Obrigado