A chegada dos imigrantes italianos na Brasil no final do século XIX e começo do século XX e a saudade dessas pessoas dos pratos consumidos em seu país fez com que muitas daquelas receitas fossem adaptadas aos produtos que tinham acesso. Foi assim com a linguiça calabresa, por exemplo. Como eles não tinham a Pimenta-da-Calábria, ingrediente fundamental na confecção desse embutido, começaram a desidratar pimenta dedo-de-moça e transforma-la em flocos. Assim surgiu a Pimenta Calabresa como a conhecemos hoje.
A pimenta calabresa, com esse nome, só é encontrada no Brasil. Em outras localizações também existem condimentos de pimenta desidratada e moída, nos Estados Unidos por exemplo. No entanto, são usados outros tipos de pimenta para a produção do tempero, como a caiena, a jalapeno e a serrana. Nesses lugares, é comum o produto ser chamado de crushed red peppers ou red pepper flakes.
É possível utilizar Pimenta Calabresa em uma infinidade de pratos, desde macarronadas até um simples pão com ovo. Não é uma pimenta muito ardida e sua utilização é capaz de elevar uma receita simples a um patamar bem mais alto.
Hoje encontramos Pimenta Calabresa em vários lugares, mas se você quiser preparar a sua segue o método. Nesse processo você também pode substituir a pimenta dedo-de-moça por outra de seu agrado.
Ingredientes
- 100 gramas de pimenta dedo-de-moça
- 1 folha de papel manteiga
Modo de preparo
- Corte as pimentas ao meio;
- Forre uma forma com o papel manteiga;
- Espalhe as pimentas na forma com a parte cortada para baixo;
- Leve ao forno por 200 graus Celsius por 15 minutos;
- Depois disso deixe o forno semiaberto por dez minutos;
- Repita o processo três vezes;
- Assim que terminar a torra deixe a forma esfriando;
- Retire as pimentas frias, coloque em um prato e leve à geladeira por uma semana;
- Depois desse período de uma semana, bata tudo em um liquidificador e armazene em um pote.
Fonte: eCycle