Peru de Natal: aprenda uma tradicional e deliciosa receita para a sua ceia

Que tal preparar Nhoque de Rúcula?
30 de novembro de 2015
Carborundum lança pedras de afiar para alta gastronomia e te ensina a usar
2 de dezembro de 2015
Mostrar todos

O OBA Gastronomia de hoje traz uma sugestão para seu Natal: uma receita tradicional de peru com uma bela apresentação. Vale a pena guardar para a data.

O final do ano está chegando e as comemorações de Natal já começam a tomar conta da rotina dos brasileiros: já está na hora de pensar nos presentes, na festa e, é claro, no cardápio. Afinal de contas, a data merece uma mesa farta e família reunida, não é mesmo?

E como não poderia deixar de ser, o peru não pode faltar! Além da seleção dos ingredientes, outro detalhe que garante um toque todo especial à receita é a forma de preparar e servir! A dica é apostar em produtos de cerâmica, que conservam o calor dos alimentos por mais tempo. Uma boa sugestão são as peças da Ceraflame, na cor pomodoro, que combinam perfeitamente com a data! Além de serem peças funcionais, pois são utilizadas para preparar e servir as refeições, elas deixam a mesa muito elegante.

“Geralmente as ceias de final de ano dão muito trabalho e isso é sinônimo de muita louça suja na cozinha. Por isso, sempre dou preferência à produtos que podem ser utilizados no preparo e no servimento, não sendo necessária a troca de recipiente na hora de levar a comida à mesa”, diz a Chef Paula Labaki.

Confira a receita e Bom Natal!

Peru

Ingredientes:

1 peru de 4 kg

2 garrafas de vinho branco seco

2 cebolas grandes raladas

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

Alecrim a gosto

Tomilho a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Ingredientes para a farofa de castanhas e frutas secas:

4 xícaras de chá de farinha de mandioca crua

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 xícara de chá de uvas passas

1 xícara de chá de uvas passas brancas

1 xícara de chá de avelã

1 xícara de chá de damasco

Sal a gosto

Pimenta do Reino a gosto

Modo de preparo:

Faça uma marinada com o vinho branco seco, cebola, açúcar mascavo, alecrim, tomilho e tempere com sal e pimenta do reino. Em uma travessa da Ceraflame disponha o peru e a marinada e deixe por pelos menos 24 horas na geladeira. Depois, asse o peru em forno pré-aquecido a 150 graus durante quatro horas. Em uma panela aqueça azeite, refogue a cebola e o alho. Acrescente as frutas secas, avelã, farinha de mandioca crua e tempere com sal e pimenta do reino. Monte o peru na assadeira da Ceraflame (cor pomodoro), coloque a farofa ao lado e sirva. Um bom acompanhamento é arroz branco com cenoura e salsinha.

Conheça os produtos da Ceraflame.

 

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *