A Poesia da Pasta de Queijo do Cozinha!
O Oba traz hoje mais uma colaboração de minha querida amiga Cherry Gomes, do lindo Blog Cozinha é Poesia! Uma pasta de queijo transformada em um poema, como aliás é o dom da Roseka!
Existem pessoas que surgem em nossas vidas e que fazem a gente acreditar em coisas como destino, anjos da guarda, etc. A Cherry foi uma delas. Em tão pouco tempo, fez nascer uma amizade que é muito difícil nestes dias.
Dona de um talento inegável, a Roseka possui um Blog lindo, o Cozinha é Poesia! Com receitas simples, mas encantadoras e fotos magníficas, é um espaço para ficar fã na Internet!
Sempre disposta a me ajudar aqui no Oba, às vezes ela não acredita em seu potencial…mas Cherry, é difícil encontrar tanto talento e delicadeza em uma só pessoa!
Eu e o Oba (como já foi dito aqui tantas vezes) devemos muito à sua generosidade! E novamente agradecemos à você por mais uma linda colaboração! Queremos sempre tê-la como a linda amiga que é e só vê-la feliz…sempre!
Vigiei por dias a fio meu pé de manjericão, florescer para somente então preparar essa pasta. Eu queria usar as florezinhas tão branquinhas e delicadas para decorá-la. Vocês não têm idéia (ou talvez tenham) do aroma que ficou nesse dia em minha cozinha.
Pela manhã eu preparei o pão de azeite e alecrim (que tem um aroma inebriante) e à tarde fiz a pasta. Qualquer pessoa que adentrasse minha casa nesse dia também seria tomada e arrebatada pelos efeitos mágicos e aromáticos dessas ervas.
E nesse mesmo dia fiquei pensando nas pequenas e até minúsculas coisas, como as florezinhas do manjericão que são capazes de trazer magia e encantamento para dentro dos nossos dias tão comuns e muitas vezes insípidos.
Há um tempo atrás, após passar por um período muito ruim da minha vida, fiz uma espécie de voto ou pacto de celebrar a vida até em seus pequeninos detalhes. Não posso afirmar que já consegui cumprir por completo esse meu acordo, mas sempre que um novo dia amanhece eu digo para mim mesma: “Hoje é mais um dia para tentar…”
Para quem já viu a vida escorrer entre os dedos, sem sequer perceber que estava vivo, celebrar cada dia nem que seja num mínimo detalhe também é uma forma de se redimir diante desse mesmo tempo perdido.
Desça com os olhos e olhe o título da receita de hoje, depois veja também a lista dos ingredientes e observe quanta simplicidade existe aí. Com tão pouco é possível fazer tanto. Se permitir encantar ou encantar alguém é tão somente questão de desejar fazê-lo…
Ah… Se essa pasta de queijo fresco é boa? Nem te conto como é!
Se você se não quiser seguir meu conselho e preparar o pão de azeite e alecrim do último post por falta de tempo ou qualquer outra razão, vá até uma boa casa e compre pronto o pão. Essa pasta combina com uma infinidade deles. Prepare a pasta, compre o vinho como já sugeri, coloque boa música e convide alguém para celebrar a vida junto com você.
Depois me conte eu adoro contar e ouvir historinhas….
INGREDIENTES
150g de queijo tipo frescal
1 colher (sopa) rasa de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/4 xícara (chá) de leite fervente
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora para polvilhar (opcional)
PREPARO
Corte o queijo em pedaços e coloque-o no copo do liquidificador.
Junte a manteiga, o azeite, sal e o leite fervente.
Comece a bater, primeiramente usando a tecla “pulsar” e depois bata em velocidade até que fique uma pasta bem homogênea. Se achar necessário ajude raspando as bordas do liquidificador com uma espátula.
Corrija o sal e transfira a pasta para um recipiente de serviço, polvilhe a pimenta e se desejar regue com azeite de oliva.
Observações dessa cozinha:
O rendimento é pequeno serve duas pessoas, se tiver mais convidados, duplique ou triplique as quantidades.
Muito obrigado, Roseka! Tenho certeza que, assim como você encantou o Oba, encantará a todos os que visitam este espaço. Cozinha em suas mãos é Poesia mesmo!