Pappardele ao Funghi!
Hoje uma sugestão requintada para seu almoço de domingo: Pappardele ao Funghi!
Três coisas que venero: macarrão largo, cogumelos (qualquer um) e tomilho (a erva dos reis). E quando junto tudo, fica uma maravilha. Este prato é daqueles de ficar na lembrança por muito tempo!
A começar pelo aroma liberado pelo funghi secchi quando o desidratamos. Depois a união deste perfume com o de ragu de tomates…dá vontade de fechar a porta da cozinha e não deixar ninguém “gastar” este perfume! E por fim, quando vai à mesa…dá para quase sentir o sabor só pelo cheiro!
É um prato que fica perfeito acompanhando uma carne de caça, ou mesmo um belo pernil suíno. Mas ele sózinho já se basta! O molho fica com um sabor profundo e numa consistência perfeita para o pappardele.
Devo insistir para usarem um ragu de tomates feito em casa! Não vamos estragar um prato assim com um molho industrializado! Para o ragu de tomates, clique AQUI!
O macarrão pode ser um bom macarrão italiano, comprado em supermercado mesmo. E o funghi, optem pelo italiano ao invés do chileno. A diferença é gigantesca!
INGREDIENTES (4 pessoas)
50 g de funghi porcini seco
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 dente da alho muito bem picado
400 g de ragu de tomate caseiro
Folhinhas de tomilho
450 g de macarrão pappardele
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Queijo parmezão ralado na hora
PREPARO
Desidrate o funghi. Coloque-o em um recipiente pequeno e cubra com água fervente. Deixe assim por 15 minutos. Retire os cogumelos e reserve a água.
Aqueça uma frigideira grande e coloque o azeite. Junte o alho e refogue, sem deixar queimar. Adicione os cogumelos e mexa bem, para tudo se agregar. Deixe por alguns instantes e junte a água dos cogumelos (não toda).
Cozinhe até reduzir 3/4. Coloque o molho de tomates e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo bem baixo.
Em uma panela grande, cozinhe o pappardele até a consistência al dente. Escorra e junte o macarrão ao molho, mexendo bem. Sirva polvilhado com as folhinhas de tomilho e com o parmezão!
Podem ter certeza que este prato é inesquecível! Fica aqui a sugestão do Oba!
Oba, Oba, que blog gostoso.
Estou a gostar muito. As receitas parecem-me deliciosas, e está cheio de informação super interessante. Já aprendi aqui umas quantas coisas hoje.
Amanhã volto novamente.
Que delícia!
E com um pappardele caseiro…
Vim conhecer o blog e gostei muito.
Vou continuar o passeio!
🙂
Divina esta massa!
procurei o que ia fazer com meus shitakis
e descobri aqui!
abraços