Ostras

Marianna Leporace Especial
14 de julho de 2009
Parabéns Marianna!
15 de julho de 2009
Mostrar todos

Maravilhosas Ostras!

dsc02879

Hoje trago uma de minhas comidas favoritas: Ostras! Sou um aficcionado por estas “pedras”. Quando encontro frescas tenho que comprar, como foi o caso hoje!

Passeando pelo Mercado Municipal, parei em uma peixaria para apreciar os peixes e deparei com ostras recém chegadas de Santa Catarina. Logo surgiu a idéia de unir o útil ao agradável: postar aqui no Oba e comê-las!

Ostras são moluscos bivalves. Com uma concha dura e grossa, sua carne pode variar do bege cremoso ao cinza pálido. O sabor também pode variar de suave ao salgado e a textura do macio ao firme.

Ao comprá-las repare que as cascas devem estar  perfeitas e totalmente fechadas. Ao bater deve emitir um som de algo sólido. Hoje são encontradas o ano inteiro, graças às modernas técnicas de cultivo.

Para abri-lás você deve usar um “abridor de ostras” (faca curta com lâmina afiada e curta também). Com um pano segure a ostra com o lado redondo para baixo e enfie o abridor logo abaixo da junta. Enfie ainda mais e gire o abridor para separá-las.

Com cuidado retire a ostra da concha de cima. Separe-a do músculo no fundo da concha.

Come-se crua, com suco de limão, sal e Tabasco. Deve-se servir em uma “cama” de gelo. Procure manter o líquido da concha!

dsc02881

Considero esta a melhor maneira de saboreá-las! É delicioso o gosto de maresia e o frescor que deixa na boca! A sensação é indescritível (acho que daí vem sua fama de afrodisíaco ).

Também são servida ensopadas; como moqueca; frita ou grelhada e temperada com ervas, alho e azeite de oliva. Outra forma deliciosa é gratiná-las.

Retire as ostras da concha e lave as conchas muito bem. Em cada concha coloque um pouco de pimenta-do-reino e farinha de rosca. Deposite a ostra na concha e ponha mais um pouco de farinha de rosca. Por cima coloque queijo ralado e um naco de manteiga. Leve para gratinar e sirva sobre uma “cama” de sal grosso.

dsc02885

Ostras são maravilhosas! Cruas como prefiro, ou de outra maneira entre as inúmeras que existem para prepará-las!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Bruna Ribeiro disse:

    Me matava de curiosidade para experimentar essas ditas. Provei cruas e gratinadas e devo dizer que preferi as segundas… Tenho certa dificuldade de aceitar a consistência crua na hora de degustar… Mas é uma delícia, aliás como tudo do mar, não é!?

  2. Cherry disse:

    Eu bem que gostaria de aprender a gostar, mas não sei se consigo.
    Amo tudo que vem do mar, mas, me enrosco nelas…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.