Moqueca das Paneleiras de Goiabeiras – Espírito Santo
Hoje estarei resgatando mais uma postagem antiga, que se perdeu quando passamos por problemas no Blog. Uma receita enviada por Rosana Martinelli, de Vitória – Espírito Santo, com a receita original da Moqueca Capixaba, repassada pelas Paneleiras de Goiabeiras (artesãs das famosas panelas de barro do Espírito Santo). Ótima sugestão para o fim de semana!!
Receita original da Moqueca Capixaba
• 2 kg de peixe fresco (badejo, papaterra, pargo, robalo);
• quatro a cinco maços de coentro;
• quatro maços de cebolinha verde;
• duas cebolas brancas (pequenas);
• tomate a gosto;
• dois limões;
• azeite doce;
• urucum;
• pimenta a gosto.
Modo de fazer:
Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de um limão. Conserve assim pelo menos por uma hora. Separe a cabeça do peixe para o pirão. Utilizando uma panela de barro grande, coloque: duas colheres de azeite (se preferir pode colocar mais ), cebolinha verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho), tomate (que pode ser picado em rodelas) e urucum (que pode ser substituído por colorau). Em seguida, arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adiciona água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura coloque gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece. Tampe. Espere uns 10 minutos e experimente o sal. Para o pirão, o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha, mexendo sempre para não encaroçar.
Como usar a panela de barro:
A verdadeira panela de barro capixaba tem longa durabilidade. Quando for usada pela primeira vez, deve receber um “batismo”. Use duas colheres com óleo de cozinha para untar toda a parte interna da panela. Leve-a ao fogo e deixe queimar todo o óleo. Em seguida, deixe a panela esfriar e lave-a. Está pronta para ser usada por muitos anos.
Essa receita é original das Paneleiras de Goiabeiras.
Mais uma vez meu agradecimento a Rosana Martinelli pela gentileza da colaboração!!
adoreiii apremder aqui é muito legau voçes são d++
nossa,ficou melhor do que do restaurante em cachoeiro de itapemirim es. essa é a legitima.
Esta receita de moqueca de peixe esta errada ou esta faltando o restante da receita, ok, nao confunda os leitores ta, e tratem de fazer uma boa pesquisa antes pra depois passar aos leitores, Eu estou cansada de estragar ingredientes tentando fazer receitas que escreveram erradas e omitiram ingredientes,
Prezada Eliana,
Obrigado pela participação no OBA Gastronomia.Obrigado pela educação também.
A receita a qual se refere foi me passada por uma Chef do Espirito Santo, a terra da Moqueca Capixaba. É a receita original das Paneleiras de Goiabeiras (as artesãs das panelas de barro onde a receita é tradicionalmente preparada).
Sugiro a você pesquisar a diferença entre Moqueca Capixaba e Moqueca Baiana (se é o dendê e o leite de coco a que se refere).
Também sugiro um pouco mais de civilidade ao fazer qualquer tipo de comentário, em qualquer lugar. Respeito é importante sempre.
Sou Capixaba e ta,bém chef Eliana e esta receita esta PERFEITA ‘ Muito bom o site de vocês