Pesto de Rúcula.
Pesto é a especialidade da cidade de Gênova, na Itália.
O pesto original é feito com manjericão, alho, queijo pecorino e pignoli (palavra italiana para a semente do pinheiro). É um molho cru e deve ser sempre consumido frio.
O pesto é um dos melhores acompanhamentos para massas, mas não faz feio em ensopados, risotos e em carpaccio. Tradicionalmente, o pesto é feito em pilão, mas você pode utilizar o processador. O pignoli pode ser substituído por castanha sem sal picada, e você pode substituir o pecorino por queijo parmezão.
Por ser um molho bastante versátil, novas combinações foram surgindo. É o caso desta receita. A rúcula entra para fazer par ao manjericão, resultando em um molho delicioso, com um leve toque picante.
Um molho perfeito para acompanhar um belo macarrão.
INGREDIENTES (10 porções)
2 maços pequenos de manjericão
1 maço grande de rúcula
250 ml de azeite de oliva extravirgem
100 g de castanha sem sal moída
100 g de queijo parmezão ralado na hora
4 dentes de alho
4 grãos de pimenta-do-reino branca
PREPARO
Retire as folhas da rúcula e do manjericão e coloque no processador. Adicione metade do azeite, o alho e os grãos de pimenta. Bata até obter uma pasta, juntando o restante do azeite aos poucos.
Tempere com o sal e misture com a castanha picada e o queijo ralado.
Sirva sempre frio.
A fragrância que o pesto deixa no ar é inebriante. Faz jus a sua fama de um dos molhos mais conhecidos no mundo.
Orlando, 10!
Há muiiiiiito tempo fiz um pesto de tomate seco, maravilhoso. foi uma receita do Sergio Arno no programa da Ana Maria Braga.
ficou um delícia. o convidado escolhia se preferia o pesto tradicional ou tomate seco. Estou curioso: Porque o molho frio. É para esquentar quando colocamos no macarrão quente?