Mini Alcachofras – Conserva!

dsc03291

Mini alcachofras! A sublimação das alcachofras…

Sou completamente apaixonado por alcachofras e tudo que me lembra coisas silvestres. Adoro cogumelos, brotos de toda espécie…penso que a gastronomia começou quando cozinharam algo tão exótico e descobriram todas as variações de pratos que poderiam ser feitos a partir de uma coisa tão incomm.

Quando passeei pelo Mercado Municipal de Curitiba e encontrei mini alcachofras, não resisti… tinha que comprar e preparar algo com estas florezinhas tão adoráveis. A primeira coisa que me veio foi uma conserva, uma deliciosa conserva de mini alcachofras.

Cozinha é compartilhar momentos… e nada melhor que algo para servir para amigos, como um começo de refeição ou como um pretexto para longas risadas. Esta é a essência do que fazemos e esperamos.

INGREDIENTES

1 Kg de mini alcachofras

700 ml de azeite de oliva extravirgem

Meia cebola roxa em pétalas

2 dentes de alho em lâminas finas

2 folhas de louro

Ramos de tomilho fresco

2 cabeças de alho em flor (cortadas em um terço do seu tamanho, com casca)

Pimenta branca em grão ao gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Prepare as alcachofras. Corte rente à base e até um terço de seu comprimento.  Retire as folhas duras e coloque em uma peneira, com água abundante escorrendo.

dsc03282

Deixe ferver água com 4 colheres (sopa) de vinagre em uma panela grande. Coloque as alcachofras e deixe por 15 minutos. Retire e resfrie em água corrente.

Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de e refogue a cebola e as lâminas de alho até começarem a dourar. Tempere com sal e pimenta. Desligue a chama e deixe esfriar.

Arrume as alcachofras, o louro, o alho e o tomilho em um pote de vidro. Despeje a cebola e o alho por cima. Vire rapidamente o vidro e deixe em geladeira por até trinta dias.

Sirva sózinho ou como guarnição de peixes ou carnes vermelhas.

dsc03295

Alcachofras em seu melhor momento! Perfeito para ter em casa sempre. Fica a sugestão mais que especial do Oba!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 6 comentários

  1. Agora será que é um bom momento pra te contar que não comi as cebolas porque não sabia que eram para comer? Aff, escrevo isso roxa de vergonha, assim como as cebolas. Uma delicia!

  2. Sempre vejo estas mini alcachofras no Ceagesp e nunca arrisquei comprar pois achava que eram demasiado trabalhosas para preparar. Ainda bem que “achava”. Com esta explicação, já ouso comprar sem medo!
    Beijinhos

  3. Gostaria de saber se, na hora de servir, se come como uma alcachofra grande.

  4. Se voces gostam de alcachofras, precisam experimentar as conservas da Nonna Nunziata, de São Roque, SP.

  5. Olá! Gostaria de comentar que segui à risca a receita. O tempero ficou maravilhoso, mas os 5 minutos de fervura na alcachofra foram insuficientes pois ficaram cruas…. Att. Suzana

    1. Olá, Suzana
      Você está correta. Foi um erro de digitação. Já está corrigido.
      Obrigado e um abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu