Mel

Mini Pizzas
4 de maio de 2009
Ratatouille au Gratin
6 de maio de 2009
Mostrar todos

Mel – O Ouro líquido das abelhas!

“Abelha fazendo o mel, vale o tempo que não voou!”

dsc02143

E a música está certa! O mel vale cada segundo que estes fantásticos bichinhos levam para produzi-lo! A começar do longo trajeto percorrido para colher o néctar das flores, até sua transformação neste líquido dourado de doçura extraordinária, o Mel é uma das maiores dádivas que recebemos da natureza!

abeilles-261De cor dourada, com a consistência de xarope e perfume característico, o mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. É conhecido desde a pré-história, colhido diretamente das colméias silvestres e depois através de cultivo regular.

O mel era cultivado pelas civilizações pré-colombianas, nas Américas. Os greco-romanos deixaram inúmeros registros, incluindo poemas sobre o mel. Os romanos faziam o Mulsum, uma popular bebida, com vinho e mel. Na Grécia, era o Melicraton.

No nosso sertão brasileiro, hoje encontramos a Meladinha, uma mistura de cachaça e mel, usada como remédio para “todos os males”!

A cor do mel resulta da fonte do néctar. Quanto mais escuro, melhor. Com centenas de variedades, normalmente recebem a designação da flor onde o néctar é colhido. Encontramos com maior facilidade os de laranjeiras e eucaliptos.

dsc02162

Quando é guardado em local seco e fresco, o mel se conversa por até 1 ano. Se  porventura ele vier  a açucarar, basta colocar o vidro por algus instante no microondas ou em uma panela com água quente para retornar ao seu estado natural.

Na culinária, é largamente utilizado. Ao natural ou como ingrediente para molhos doces e salgados, biscoitos, pães, legumes caramelizados, bebidas e outros, o mel ocupa um lugar de destaque na Gastronomia de todo mundo.

 

dsc02164

Eu uso mel em várias preparações, como molhos para carnes e saladas. Uma das coisas que gosto de ter sempre em casa é Redução de Balsâmico com mel. Fica perfeito com legumes cozidos.

Para fazer, misture Aceto Balsâmico (250 ml) com Mel (75 g), acrescente especiarias de seu gosto (eu uso zimbro, canela em pau, cravo, louro, pimenta em grão e cardamomo) e aqueça até tomar a consistência de xarope. Coe e guarde na geladeira, em bisnagas de plástico. 

Então, vamos nos lambuzar de mel!!

“Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz.”
( Frases e Pensamentos de Vitor Hugo )

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: