Maçãs

Salada de Lentilhas com Molho de Iogurte
28 de dezembro de 2012
Acessórios Exóticos para Café e Chá
30 de dezembro de 2012
Mostrar todos

Quase no final do ano, a Nutricionista Maria Alice Maciel nos fala um pouco sobre esta maravilhosa fruta, a maçã. Mais um motivo para tê-la em sua mesa da virada.

Maçã

Vocês já pensaram que maravilha é a maçã? Independente de ser Fuji, Gala (que são as mais consumidas e plantadas no Brasil), verde, golden, eva ou outras, é uma das frutas mais apreciadas no mundo.

Pode ser fresquinha, em geleia, suco, vinagre, doces, chás, compotas, bebidas (vinhos, sidras, frizantes), desidratada (crocante). Inclusive o bagaço (que sobra da extração do suco), pode ser usado como adubo ou ração. Fora o uso na perfumaria (shampoos, cremes, etc).

E as preparações, então? Quem nunca apreciou uma torta de maçã com canela? Se ainda não comeu, já passou da hora. Ai, deu até saudades da torta que minha mãe fazia, com farofa doce por cima. Saladas, são tantas que se usa pedaços de maçã; a maçã assada com açúcar e canela no buraquinho (essa é antiga, hein?)

Mas também existem muitas receitas, mais novas e modernas, com a maçã fazendo parte da lista de ingredientes.

Em razão de sua composição, a maçã possui inúmeras propriedades. Ela possui várias vitaminas e minerais, pectina e tanino. Quando consumida com casca, o teor de fibras é maior.

É bastante suculenta devido a quantidade de água. O aroma é muito agradável, despertando os nossos sentidos, sendo uma das primeiras frutas que oferecemos aos bebês (maçã raspadinha).

Estudos tem mostrado mais um benefício importante, como antioxidante, que é a proteção cardiovascular.

Devido ao teor de pectina, ajuda no controle do colesterol e da glicemia e tem poucas calorias (cerca de 55 calorias a cada 100 g).

Não podemos esquecer da limpeza dos dentes, quando usada como sobremesa após uma refeição e de sua ação adstringente.

Alguns dizem que maçã engorda, porque abre o apetite ou que prende o intestino. Acreditamos que, justamente a maçã ingerida com casca (mais fibras insolúveis) dará maior sensação de saciedade e também pelo mesmo motivo, ajuda no funcionamento intestinal.

Outra grande vantagem é que nunca deixamos de  encontrar maçã; ela dá praticamente o ano todo. Quando não de um tipo, é outro, afinal, dizem que existem uns 1000 tipos de maçãs no mundo.

É isso, vou pensar seriamente em resgatar aquela receitinha da torta de maçãs com canela e farofinha doce por cima. Que tal?

Beijos a todos os leitores e um ótimo Ano Novo, continuando a acompanhar o OBA.

Maria Alice Maciel        Nutricionista

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: