No intervalo da folia.
Tempo de carnaval, de repor as energias perdidas atrás de Trios Elétricos.
Nada muito complicado, coisas simples. Só ter os ingredientes certos e uma idéia na cabeça. E nessas horas, uma massa é sempre bem vinda. Um macarrão, feito em 30 minutos, o tempo da fome apertar para o prato estar fumegante na sua frente.
Certos ingredientes viram marca de uma culinária de um país, e até de um continente. É o caso do Broto de Bambu e do Nirá, a cebolinha japonesa.
O primeiro, brotos colhidos no final da primavera, tenros e saborosos. Cozidos e colocados em vidros, em conserva, ou in natura (mais difícil de encontrar).
O segundo, talos verdes e compridos, com um sabor suave, uma mistura de alho e cebolinha verde. Os dois, presentes na culinária oriental, principalmente japonesa e chinesa.
Daí para um macarrão que lembra o famoso Yakisoba, é um pulo. Um molho rápido, alguns legumes e pronto: um belo prato de massa para seu deleite. Pode ser saboreado sozinho, ou acompanhando uma carne de porco ou frango simples, grelhada rapidamente e temperada apenas com sal e pimenta-do-reino.
INGREDIENTES (2 pessoas)
180 g de macarrão fino (Fettuccine)
3 flores de brócolis
3 flores de couve-flor
1 broto de bambu em conserva, cortado em rodelas
1/2 cenoura pequena, em bastonetes
1 macinho de Nirá, em pedaços pequenos
MOLHO
1 xícara de saquê mirim
3 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (chá) de óleo de gergelim tostado
30 g de manteiga
Uma colher (sobremesa rasa) de Roux (ou Amido de Milho)
PREPARO
Ferva água salgada em uma panela e coloque os bastonetes de cenoura. Deixe até amolecerem um pouco. Retire e reserve. Coloque o brócolis e a couve-flor. Espere voltar a fervura e conte 1 minuto. Retire e esfrie em água gelada.
Deixe esfriar e grelhe os vegetais, incluindo o broto-de bambu, em azeite de oliva extravirgem. Tempere com sal e pimenta-do-reino à gosto e reserve.
Cozinhe o macarrão conforma as indicações, deixando al dente. Escorra e reserve.
Para o Molho
Em uma frigideira pequena, aqueça o saquê com o shoyu, óleo de Gergelim e o Gengibre. Engrosse levemente com o Roux.
Finalização
Leve os vegetais para o molho. Misture a manteiga. Deixe aquecer bem e adicione o macarrão. Mexa tudo muito bem e coloque o Nirá.
Corrija temperos e sirva imediatamente.
Com um prato assim, com certeza você estará pronto para qualquer folia.
Chef, preciso dizer, as apresentações dos seus pratos são fantásticas! Você consegue fazer o simples se tornar complicado e enigmático aos olhos, despertando curiosidade para degustar!
Parabéns!