Lasanha com ragu

Lasanha Bolonhesa.

Uma das massas mais apreciadas.

Difícil achar quem não goste de lasanha. As camadas de massa fina, entremeadas com um molho saboroso e gratinada com algum queijo, é para salivar só de imaginar.

Dentre tantas variações que a lasanha oferece, com certeza a de ragu de carne é a mais apreciada. Presente na maioria dos restaurantes italianos, a lasanha bolonhesa caiu como uma luva no gosto do brasileiro. Sozinha ou precedida por uma salada simples, ela reina absoluta.

A idéia que as pessoas (em sua maioria) faz de ragu de carne,  é a de um molho pesado, com carne em abundância. Na realidade, ragu é um molho leve e de sabor suave, com pouca carne.

Esta receita é apenas uma sugestão. Você pode utilizar uma mistura de carnes e até incluir linguiça. Nesta receita, utilizei carne de vitela, para deixar o prato ainda mais leve.

A massa você pode fazer em casa, se tiver tempo e um resultado bem melhor. Basta seguir a receita, não cortando para macarrão, é claro. Veja a receita AQUI. Caso o tempo seja escasso, opte por comprar uma boa massa caseira. Existem diversas casas especializadas. Se ainda assim não conseguir, apele para massa industrializada, mas só em último caso.

INGREDIENTES PARA O MOLHO (cerca de 1 1/2 Litro)

250 g de carne de vitela moída fino

700 g de tomate, sem pele e sementes

1 cebola pequena picada finamente

1 talo de salsão, picado finamente

1 cenoura, picada finamente

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Em uma panela grande, aqueça o azeite. Coloque a cebola, o salsão e a cenoura. Em fogo médio, refogue até estar tudo cozido e aromático. Junte a carne e cozinhe por 5 minutos.

Adicione os tomates. Em fogo baixo, cozinhe até os tomates desmancharem e o molho engrossar. Tempere com o sal e a pimenta.

PREPARO DA LASANHA

Se estiver usando massa caseira, corte-a em retângulos adequados ao tamanho da travessa que irá servir. Em uma panela grande, cozinhe os retângulos de massa por 2 minutos. Retire-os e deixe sobre um pano.

Forre o funda da travessa com o molho. Deposite uma folha de lasanha, que caiba inteira na travessa. Coloque mais molho e alterne com a massa. Prossiga esta operação até obter 5 camadas de massa. Termine com o molho.

Polvilhe um queijo de sua preferência (parmezão, mussarela, etc) sem economizar. Leve ao forno pré-aquecido e deixe até gratinar.

Sirva muito quente.

Está pronto o prato de domingo presente na mesa de muitos brasileiros.  Para agradar todo mundo.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: