Lasanha com ragu

Fala, Fal!
27 de junho de 2010
Brancos e Tintos
29 de junho de 2010
Mostrar todos

Lasanha Bolonhesa.

Uma das massas mais apreciadas.

Difícil achar quem não goste de lasanha. As camadas de massa fina, entremeadas com um molho saboroso e gratinada com algum queijo, é para salivar só de imaginar.

Dentre tantas variações que a lasanha oferece, com certeza a de ragu de carne é a mais apreciada. Presente na maioria dos restaurantes italianos, a lasanha bolonhesa caiu como uma luva no gosto do brasileiro. Sozinha ou precedida por uma salada simples, ela reina absoluta.

A idéia que as pessoas (em sua maioria) faz de ragu de carne,  é a de um molho pesado, com carne em abundância. Na realidade, ragu é um molho leve e de sabor suave, com pouca carne.

Esta receita é apenas uma sugestão. Você pode utilizar uma mistura de carnes e até incluir linguiça. Nesta receita, utilizei carne de vitela, para deixar o prato ainda mais leve.

A massa você pode fazer em casa, se tiver tempo e um resultado bem melhor. Basta seguir a receita, não cortando para macarrão, é claro. Veja a receita AQUI. Caso o tempo seja escasso, opte por comprar uma boa massa caseira. Existem diversas casas especializadas. Se ainda assim não conseguir, apele para massa industrializada, mas só em último caso.

INGREDIENTES PARA O MOLHO (cerca de 1 1/2 Litro)

250 g de carne de vitela moída fino

700 g de tomate, sem pele e sementes

1 cebola pequena picada finamente

1 talo de salsão, picado finamente

1 cenoura, picada finamente

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Em uma panela grande, aqueça o azeite. Coloque a cebola, o salsão e a cenoura. Em fogo médio, refogue até estar tudo cozido e aromático. Junte a carne e cozinhe por 5 minutos.

Adicione os tomates. Em fogo baixo, cozinhe até os tomates desmancharem e o molho engrossar. Tempere com o sal e a pimenta.

PREPARO DA LASANHA

Se estiver usando massa caseira, corte-a em retângulos adequados ao tamanho da travessa que irá servir. Em uma panela grande, cozinhe os retângulos de massa por 2 minutos. Retire-os e deixe sobre um pano.

Forre o funda da travessa com o molho. Deposite uma folha de lasanha, que caiba inteira na travessa. Coloque mais molho e alterne com a massa. Prossiga esta operação até obter 5 camadas de massa. Termine com o molho.

Polvilhe um queijo de sua preferência (parmezão, mussarela, etc) sem economizar. Leve ao forno pré-aquecido e deixe até gratinar.

Sirva muito quente.

Está pronto o prato de domingo presente na mesa de muitos brasileiros.  Para agradar todo mundo.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.