Quatro restaurantes recebem sua primeira estrela no guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016.
Em 2016, quatro restaurantes foram contemplados com sua primeira estrela. Um deles é no Rio de Janeiro: o Eleven Rio, onde o chef Joachim KOERPER, acompanhado pelo chef Paulo LEITE, oferece uma cozinha internacional com influências locais, inspirada por sua expressiva criatividade, em um ambiente clássico e elegante.
Em São Paulo, o Esquina Mocotó, que já havia recebido o Bib Gourmand no ano anterior, obteve uma estrela este ano: Rodrigo OLIVEIRA propõe uma cozinha popular brasileira, sóbria e elegante, onde os sabores marcantes destacam os produtos de alta qualidade. O Kan Suke também recebe sua primeira estrela: localizado numa galeria comercial, este restaurante de decoração modesta traz uma requintada cozinha japonesa: sushis, sashimis e peixes frescos são preparados aos olhos dos clientes, pelo chef Keisuke EGASHIRA.
Finalmente, o restaurante Tête à Tête também entra para o círculo de restaurantes 1 estrela, apenas um ano após sua abertura. Os jovens chefs Gabriel MATEUZZI e Guilherme VINHA oferecem uma cozinha simples e rica de influências internacionais, respeitando os sabores e a utilização de produtos locais. No total, o guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016 destaca 18 restaurantes com uma estrela.
A seleção 2016 é o reflexo do que está se passando neste momento na cena gastronômica do Rio de Janeiro e de São Paulo: dos populares botecos aos restaurantes mais luxuosos, a qualidade, a riqueza e a diversidade oferecidas pela culinária brasileira continuam a crescer ano após ano» explica Michael ELLIS, Diretor internacional dos guias MICHELIN. “Este dinamismo é gerado pelos profissionais do segmento, que continuam a viajar e a se aperfeiçoar através de treinamentos/ formações no exterior, contribuindo para enriquecer a gastronomia local. Como resultado, vemos uma extraordinária capacidade dos chefs de nos surpreender e de renovar suas visões gastronômicas, através da mistura de produtos locais com novos sabores, aromas e texturas”.
A seleção 2016 também ganha 9 novos restaurantes Bib Gourmand, de estabelecimentos selecionados por sua excelente relação qualidade-preço, uma vez que oferecem um menu completo de até 90 reais. No Rio de Janeiro, Anna, Entretapas – Jardim Botânico, Gurumê e Riso Bistrô, obtiveram a classificação Bib Gourmand, assim como o Le Bife, Bona, Manioca, Petí Gastronomia e Tordesilhas, em São Paulo.
O guia MICHELIN Rio de Janeiro & Sao Paulo 2016 estará acessível gratuitamente em todas as plataformas digitais por meio de um aplicativo (iOS and Android). A versão impressa estará a venda a partir de 29 de abril pelo preço de R$ 80,00.
O guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016 destaca:
Rio de Janeiro
. 5 restaurantes 1 estrela, incluindo 1 novo
. 11 restaurantes Bib Gourmand, incluindo 4 novos
São Paulo
. 1 restaurante 2 estrelas
. 12 restaurantes 1 estrela, incluindo 3 novos
. 19 restaurantes Bib Gourmand, incluindo 5 novos
Rio de Janeiro
Bib Gourmand
– Anna (novo)
– Artigiano
– Entretapas – Botafogo
– Entretapas – Jardim Botânico (novo)
– Gurumê (novo)
– Lima Restô Bar
– Miam Miam
– Oui Oui
– Pomodorino
– Restô
– Riso Bistrô (novo)
Estrelados
1 estrela
– Eleven Rio (novo)
– Lasai
– Mee
– Olympe
– Roberta Sudbrack
São Paulo
Bib Gourmand
– Antonietta Empório
– Arturito
– Le Bife (novo)
– Bona (novo)
– Brasserie Victória
– Casa Santo Antonio
– Ecully
– Jiquitaia
– Manioca (novo)
– Marcel
– Mimo
– Miya
– Mocotó
– Petí Gastronomia (novo)
– Sal Gastronomia
– Tartar & Co
– Tian
– Tordesilhas (novo)
– Zena Caffè
Estrelados
2 estrelas
– D.O.M.
1 estrela
– Attimo
– Dalva e Dito
– Esquina Mocotó (novo)
– Fasano
– Huto
– Jun Sakamoto
– Kan Suke (novo)
– Kinoshita
– Kosushi
– Maní
– Téte à Téte (novo)
– Tuju
Sobre o guia MICHELIN
Por mais de um século, o guia MICHELIN oferece uma seleção dos melhores restaurantes e hoteis a viajantes ao redor do mundo. Atualmente, sua seleção é composta por 27 guias, que cobrem 26 países em 4 continentes.
Sempre em busca de novos endereços e achados raros, os inspetores do guia MICHELIN testam diariamente, em todos os tipos de estabelecimentos, os mais variados estilos de cozinha. Anônimos, se comportam como clientes comuns e pagam suas contas. Mas são estes profissionais que avaliam cada prato sempre com base em cinco critérios: a qualidade dos produtos utilizados, a personalidade da cozinha, a técnica de cozimento e a harmonização dos sabores, a relação qualidade-preço e, claro, a regularidade. São concedidos às melhores mesas o Bib Gourmand ou estrelas, distinções unicamente baseadas na qualidade da cozinha, em atribuições sempre decididas em colegiado. Conforto e serviço são classificados separadamente.
Com o guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016, o grupo Michelin continua ajudando milhões de viajantes em seus deslocamentos. Esta missão do guia, que existe desde sua criação em 1900, é também a do grupo Michelin: oferecer a melhor maneira de ir mais longe.