Guia Michelin – Os novos estrelados de SP e RJ

Carré Suíno com Molho de Cogumelos
28 de abril de 2016
Cacau – Como aproveitar esta fruta tão especial
2 de maio de 2016
Mostrar todos

Quatro restaurantes recebem sua primeira estrela no guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016.

Michelin 3

Em 2016, quatro restaurantes foram contemplados com sua primeira estrela. Um deles é no Rio de Janeiro: o Eleven Rio, onde o chef  Joachim KOERPER, acompanhado pelo chef  Paulo LEITE, oferece uma cozinha internacional com influências locais, inspirada por sua expressiva criatividade, em um ambiente clássico e elegante.

Em São Paulo, o Esquina Mocotó, que já havia recebido o Bib Gourmand no ano anterior, obteve uma estrela este ano: Rodrigo OLIVEIRA propõe uma cozinha popular brasileira, sóbria e elegante, onde os sabores marcantes destacam os produtos de alta qualidade. O Kan Suke também recebe sua primeira estrela: localizado numa galeria comercial, este restaurante de decoração modesta traz uma requintada cozinha japonesa: sushis, sashimis e peixes frescos são preparados aos olhos dos clientes, pelo chef Keisuke EGASHIRA.

Finalmente, o restaurante Tête à Tête também entra para o círculo de restaurantes 1 estrela, apenas um ano após sua abertura. Os jovens chefs Gabriel MATEUZZI e Guilherme VINHA oferecem uma cozinha simples e rica de influências internacionais, respeitando os sabores e a utilização de produtos locais. No total, o guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016 destaca 18 restaurantes com uma estrela.

 

A seleção 2016 é o reflexo do que está se passando neste momento na cena gastronômica do Rio de Janeiro e de São Paulo: dos populares botecos aos restaurantes mais luxuosos, a qualidade, a riqueza e a diversidade oferecidas pela culinária brasileira continuam a crescer ano após ano» explica Michael ELLIS, Diretor internacional dos guias MICHELIN.  “Este dinamismo é gerado pelos profissionais do segmento, que continuam a viajar e a se aperfeiçoar através de treinamentos/ formações no exterior, contribuindo para enriquecer a gastronomia local. Como resultado, vemos uma extraordinária capacidade dos chefs de nos surpreender e de renovar suas visões gastronômicas, através da mistura de produtos locais com novos sabores, aromas e texturas”.

A seleção 2016 também ganha 9 novos restaurantes Bib Gourmand, de estabelecimentos selecionados por sua excelente relação qualidade-preço, uma vez que oferecem um menu completo de até 90 reais. No Rio de Janeiro, Anna, Entretapas – Jardim Botânico, Gurumê e Riso Bistrô, obtiveram a classificação Bib Gourmand, assim como o Le Bife, Bona, Manioca, Petí Gastronomia e Tordesilhas, em São Paulo.

O guia MICHELIN Rio de Janeiro & Sao Paulo 2016 estará acessível gratuitamente em todas as plataformas digitais por meio de um aplicativo  (iOS and Android). A versão impressa estará a venda a partir de 29 de abril  pelo preço de R$ 80,00.

O guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016 destaca:

Rio de Janeiro

. 5 restaurantes 1 estrela, incluindo 1 novo

. 11 restaurantes Bib Gourmand, incluindo 4 novos

São Paulo

. 1 restaurante 2 estrelas

. 12 restaurantes 1 estrela, incluindo 3 novos

. 19 restaurantes Bib Gourmand, incluindo 5 novos

Rio de Janeiro

Bib Gourmand

–       Anna (novo)

–       Artigiano

–       Entretapas – Botafogo

–       Entretapas – Jardim Botânico (novo)

–       Gurumê (novo)

–       Lima Restô Bar

–       Miam Miam

–       Oui Oui

–       Pomodorino

–       Restô

–       Riso Bistrô (novo)

Estrelados

1 estrela

–       Eleven Rio (novo)

–       Lasai

–       Mee

–       Olympe

–       Roberta Sudbrack

São Paulo

Bib Gourmand

–       Antonietta Empório

–       Arturito

–       Le Bife (novo)

–       Bona (novo)

–       Brasserie Victória

–       Casa Santo Antonio

–       Ecully

–       Jiquitaia

–       Manioca (novo)

–       Marcel

–       Mimo

–       Miya

–       Mocotó

–       Petí Gastronomia (novo)

–       Sal Gastronomia

–       Tartar & Co

–       Tian

–       Tordesilhas (novo)

–       Zena Caffè

Estrelados

2 estrelas

–       D.O.M.

1 estrela

–       Attimo

–        Dalva e Dito

–       Esquina Mocotó (novo)

–       Fasano

–       Huto

–       Jun Sakamoto

–       Kan Suke (novo)

–       Kinoshita

–       Kosushi

–       Maní

–       Téte à Téte (novo)

–       Tuju

Sobre o guia MICHELIN

Por mais de um século, o guia MICHELIN oferece uma seleção dos melhores restaurantes e hoteis a viajantes ao redor do mundo. Atualmente, sua seleção é composta por 27 guias, que cobrem 26 países em 4 continentes.

Sempre em busca de novos endereços e achados raros, os inspetores do guia MICHELIN testam diariamente, em todos os tipos de estabelecimentos, os mais variados estilos de cozinha. Anônimos, se comportam como clientes comuns e pagam suas contas. Mas são estes profissionais que avaliam cada prato sempre com base em cinco critérios: a qualidade dos produtos utilizados, a personalidade da cozinha, a técnica de cozimento e a harmonização dos sabores, a relação qualidade-preço e, claro, a regularidade. São concedidos às melhores mesas o Bib Gourmand ou estrelas, distinções unicamente baseadas na qualidade da cozinha, em atribuições sempre decididas em colegiado. Conforto e serviço são classificados separadamente.

Com o guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2016, o grupo Michelin continua ajudando milhões de viajantes em seus deslocamentos. Esta missão do guia, que existe desde sua criação em 1900, é também a do grupo Michelin: oferecer a melhor maneira de ir mais longe.

Michelin 2

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: