Quando fazemos comida para um número maior de pessoas, é normal que ocorram sobras. Nunca fazemos a quantidade exata. Há sempre o receio de faltar.
Reaproveitar esta sobra é uma prática comum, em casa ou em estabelecimentos comerciais. Claro que sempre usando o bom senso. Recriar uma receita com a sobra de outra (ou outras) é um belo exercício de criatividade.
Foi isto que aconteceu com o Pato de domingo aqui em casa. Virou cobertura para fundos de alcachofra, que começam a aparecer em mercados, mais vistosas e com um preço melhor, prenunciando sua safra.
De um Pato com Polenta, saiu uma entrada toda charmosa. Rechear (ou cobrir) fundos de alcachofra é sempre a certeza de um sabor especial, um prato refinado, perfeito para uma ocasião mais formal.
Quando compro alcachofras, vou guardando os fundos. Retiro as últimas pétalas e os pelos em seu interior. Corto bem rente ao talo e congelo para ter sempre à mão, quando a ocasião exige.
O recheio, neste caso, foi a sobra do almoço de domingo. Um ensopado de pato que acompanhou a polenta. Depois da festa domingueira, foi devidamente desfiado (já que era em pedaços), refogados rapidamente e servido com fundos de alcachofras grelhados, sem adicionar ou retirar qualquer ingrediente.
O toque final ficou por conta de tiras de Presunto Parma crocantes, ou seja, fritas em azeite por alguns instantes e escorridos em papel toalha, para secar bem.
Claro que esta foi apenas uma sugestão. Você pode criar seu recheio. O importante é usar a imaginação. Pode utilizar queijo e gratinar, vegetais, cremes, etc. Fica a idéia.