Uma farofa diferente.
O Oba traz hoje uma forma diferente de preparar Couscous.Couscous é um prato típico da Argélia, norte da África. É feito de sêmola de trigo em pequenos grânulos, acompanhado de carne de boi, aves, legumes, ovos ou frutos do mar.
O Couscous é preparado hidratando-se os grânulos em água fervente e depois cozido no vapor, em uma panela especial, chamada cuscuzeira. Na parte de cima fica o Couscous e embaixo o guizado (com um caldo). Depois de cozido, este guizado é servido junto. É um prato único, que não requer acompanhamento.
Esta maneira apresentada aqui, como uma farofa suculenta, não exige o cozimento à vapor. Os ingredientes que usei podem ser substituídos por outros de sua preferência. Fiz esta farofa para ser servida no Natal.
INGREDIENTES (8 pessoas)
250 g de Couscous marroquino
50 g de manteiga sem sal
1/2 pimentão vermelho em cubos pequenos
1/2 pimentão amarelo em cubos pequenos
1/2 pimentão verde em cubos pequenos
1 cebola pequena picada
100 g de bacon em cubos pequenos
1 colher (sopa) de uvas passas pretas
1 colher (sopa) de uvas passas brancas
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Aqueça água com sal e hidrate o Couscous (na proporção de 1 volume de Couscous para 1,2 de água) por 5 minutos. Com um garfo, solte os grânulos e reserve.
Aqueça uma frigideira grande e derreta a manteiga. Coloque o bacon e deixe até dourar e ficar crocante. Retire e deixe escorrer em papel absorvente.
Coloque a manteiga e deixe cozinhar até ficar transparente. Adicione os pimentões e cozinhe por 2 minutos, mexendo sempre. Junte as azeitonas e deixe por mais alguns instantes. Tempere com sal e a pimenta. Ponha as uvas passas. Mexa bem e agregue o bacon e o cheiro-verde. Desligue o fogo e misture o Couscous, mexendo bem para tudo se misturar.
Sirva acompanhando a carne de sua preferência. Aqui usei como guarnição de peito de peru.
Fica a sugestão do Oba.
Oi, Orlando,
Espero que o teu Natal tenha sido ótimo, junto aos teus queridos! Fim de ano é fogo e eu (se tivesse juízo) nem deveria entrar na Net, pois o meu tempo é insuficiente. Mas não poderia deixar de vir dar uma espiadinha aqui, né?
E quanto coisa boa apareceram por aqui: arroz de forno da Sidéria, rabamadas …
Bem, eu estou com um pacotinho de couscous marroquino em minha despensa, e acho que já sei como empregá-lo, já que o Reveillon está à porta!
Beijão e votos de um 2010 realmente maravilhoso!
Ola Orlando!Couscouz eh bom de qualquer jeito, e em forma de farofa, uai, acho que vai agradar em cheio!Achei o acompanhamento certo pro meu chester, deixa comigo!
Que 2010 venha cheio de alegria pra vc!
Repleto de Alegrias para nós e para todos, Renatinha! Muito Obrigado!
Orlando,passando pra dizer que fiz essa farofita e ficou mara!Coloquei la no blog, ok?
Thank’s a lot!