Ervas e Especiarias I

Cerveja Artesanal GaudenBier
25 de março de 2009
Tamarillo
27 de março de 2009
Mostrar todos

Ervas e Especiarias I

especiarias3

 

                                     Fonte da foto: http://tachospanelasecolheresdepau.wordpress.com

O OBA, juntamente com o Cozinha é Poesiacomeça hoje uma série de 9 Posts sobre Ervas e Especiarias. Todas as Quintas vocês saberão um pouquinho sobre estes maravilhosos temperos e sua utilização. Usadas com parcimônia, servem para dar sabor ou aroma em um prato! As Especiarias, em especial, fazem parte da história da humanidade. Através de sua procura, foi descoberto o Novo Mundo! Eram consideradas verdadeiros tesouros, e ainda hoje existem algumas que custam muito caro, como é o caso do Açafrão. Por elas, portugueses, espanhóis, ingleses e holandeses lutavam entre si para conseguir a supremacia neste  comércio. Então, vamos começar este passeio sobre estes ingredientes, que podem tansformar algo simples em algo inesquecível para se comer. Pulei o Açafrão, pois já foi tema de postagem no Oba! Para conhecê-lo, clique AQUI!

                                                                                            AIPO

images-29O Aipo é encontrado fresco ou em sementes moídas, misturadas com Sal. O aroma das sementes lembra Aipo fresco, tendo um leve fundo amargo.

O Aipo (ou Salsão fresco) é utilizado para saladas e pratos cozidos a base de peixe, carnes e aves. Suas folhas são utilizadas para aromatizar caldos. Já o Sal de Aipo é usado para realçar o sabor de saladas, molhos e sopas. Fresco, juntamente com a Cenoura e a Cebola,é um dos ingredientes que compõe o Mirepoix, uma da Bases de cozinha.

                                                                      ALECRIM

images-30Encontramos Alecrim frescos ou secos. Com uma coloração verde-escura, sabor refrescante e aroma muito intenso, deve ser usado sempre em pequenas quantidades. Cresce em solos rochosos, geralmente próximos do mar. Seu nome botânico vem daí, Ros marinus, Orvalho do Mar. Existem diversas variedades, como o Alecrim-do-mato, Alecrim-do-campo, Alecrim-da-horta, Alecrim brabo, etc. Na região francesa de Provence, é muito usado para temperar peixes. Aliás, juntamente com o Tomilho e a Segurelha, forma uma das bases da culinária local. Também é conhecida por Rosmarinho e Rosmarino.

É utilizada em pratos à base de carnes, aves e peixes. Também é usada em recheios de pães, em alguns molhos e sopas.

                                                                                           ALCARÁVIA   (kümmel)

images-31Encontramos Alcarávia em sementes escuras e curvas, com um aroma adocicado e penetrante. Como tempero, deve ser usada com muito cuidado. Combina bem com carnes, salsicharia, sopas (principalmente de repolho e beterraba), queijos, pães, biscoitos e maçãs assadas. É indispensável no Chucrute dos alemães e no Curry indiano. Pode-se usar suas folhas em saladas. Com o óleo de suas sementes é fabricado o famoso Licor Kümmel, apreciado nos países frios. Uma superstição antiga ensina que alguns grãos de Alcarávia nos bolsos dos maridos, impede que eles sejam infiéis!

 

Algumas dicas úteis!

* As ervas aromáticas e especiarias devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, em local seco e fresco;

* A cor e o sabor dos produtos que possuem coloração vermelha, como a Páprica, Pimenta calabresa, Pimenta-de-caiena e Urucum irão se manter melhor em refrigerador;

* O perfume das Ervas aromáticas e especiarias não suporta cozimentos prolongados, portanto elas devem ser só acrescidas no final do cozimento; 

* Para que os pratos à base de Caril (Curry) fiquem mais saborosos, deve-se fritar o pó em manteiga antes do acréscimo dos outros ingredientes.

Sugiro também a leitura do Post Temperos do Oriente Médio no Blog Andrea’s Cooking!

Quinta-feira que vem continuamos com esta viagem por este universo de sabores e aromas!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

0 Comentários

  1. nilza alice disse:

    gostaria de mais informações par comercilizar temperos e ervas etc,
    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: