Endívias

Endívias Guisadas!

Como ontem utilizei Endívias nas duas saladas que fiz e sobraram duas peças, resolvi que seria o motivo da postagem de hoje. Uma maneira tradicional e, para mim, uma das mais saborosas de se apreciar  Endívias: Guisadas em Caldo de Galinha e grelhadas com tiras de Bacon. Pode ser servido como entrada ou como uma guarnição refinada!

Endívias Guisadas

Ingredientes (para 2 pessoas)

2 Endívias

60 g de manteiga sem sal

500 ml de Caldo de Galinha

1 colher (sopa) de suco de limão

1/2 colher (chá) de açucar

Salsa fresca picada

Preparo

Pré aqueça o forno em 180 graus. Unte uma forma com 1/3 da manteiga (eu utilizei formas individuais). Retire as folhas externas das Endívias e corte o pé rente as folhas, para eliminar um pouco da acidez. Lave a Endívia e coloque na forma. Junte o caldo, tempere com Sal e Pimenta na altura e leve a ferver no fogão.

dsc01291

Retire do fogo e cubra com papel alumínio. Leve ao forno e deixe por aproximadamente 1 hora e meia ou até elas estarem tenras. Retire e deixe escorrer sobre uma grade. Reserve o líquido do cozimento. Após esfriarem, enrole as Endívias com 1 ou 2 fatias de Bacon e amarre-as com barbante.

dsc01292

Em uma frigideira anti-aderente, grelhe as Endívias até tomarem cor. Enquanto isto, reduza o caldo do cozimento até uma consistência de xarope.

dsc01294

Aqui vou apresentar duas formas de apresentação. A primeira, a mais tradicional: retire o barbante das Endívias, arrume-as no prato, regue com o caldo reduzido e polvilhe salsa picada.

dsc01295

Também se pode dividir uma Endívia no sentido do comprimento, colocar Queijo ralado (usei o Parmeggiano, mas pode ser o de sua preferência) e levar para gratinar.

dsc01298

Endívias são vegetais que sugerem muitas interpretações. Esta com certeza é uma das mais deliciosas e tradicionais de seu preparo. Antigamente tão rara e cara, mas facilmente encontrável hoje e num preço razoável, vale a pena experimentar o amarguinho deste vegetal tão nobre.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 0 comentários

  1. Ficaram fantásticas!
    Depois da sua salada resta-me suspirar pelas endívias!
    Não sei se dou conta de tanta imaginação……
    beijo!

  2. I’m in love with the plate you used with this dish.

  3. Conhecia este prato da Europa, mas parabens por ter colocado esta iguaria para o nosso povo provar.
    Somos os produtores das Endivias de Wit Internacional, produto produzido na Cidade de Holambra SP. Sem agrotóxicos pronto para consumo.

    At
    Mathis.

  4. Adoro endívias, smpre que vou a Euroa ´o meu prato principal,que bom sabe que ela está sendo produzida no Brasil, pois não precisarei ir á Europa par comer está delicia….

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu