Empanadas Criollas – Receita de parede

Estando onde estou, no litoral de Santa Catarina, é comum demais você encontrar empanadas nas petiscarias. A presença de argentinos é muito grande e esta tortinha é um dos petiscos preferidos de nossos hermanos.

No restaurante que mais frequento  por aqui, o Du Cais, em Porto Belo, o proprietário é argentino. E é de lá que tirei esta receita, literalmente pendurada na parede.

As empanadas ou empanadillas são um prato tradicional da Espanha, da Argentina, do Chile, do Peru, do Paraguai e da Colômbia.

Consistem em pastéis de carne, tipicamente assados, mas que também podem ser fritos e, que são, em geral, bastante picantes, temperados compimenta-de-caiena ou malagueta de piri-piri. Os recheios variam mas os mais comuns são de carne de boi, de frango ou ainda de milho (humita) e de queijo com cebola.

Empanada com recheio de palmito
Empanada com recheio de palmito

Também é característica da empanada um alto teor de gordura, que faz com que o recheio seja bastante úmido. Nas empanadas de carne de boi (as mais típicas), é comum que o recheio consista de carne cortada em pedacinhos bem pequenos (mas não moída), batatas em cubinhos, cebolas, azeitonas e passas de uva, tudo isso embebido em uma generosa quantidade de manteiga.

É uma comida típica de bar, sendo servida no contexto de uma refeição rápida, um lanche ou, quando degustada em restaurantes, como entrada.

A Argentina também possui muitas carnes variadas de porco e até javali.

Empanadas criolas

 

 

 

 

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu