Cupuaçu – O fruto mais perfumado do mundo e um Coquetel

Ovos em Cocotte com Pinhão
29 de maio de 2015
Crème Brûlée de Cupuaçu – Aprenda e surpreenda
2 de junho de 2015
Mostrar todos

Que o Brasil é pródigo em ingredientes naturais, não é segredo para ninguém. Cada região, cada cantinho deste vasto território esconde maravilhas que a cada dia estão sendo descobertas, estudadas e utilizadas na cozinha moderna. A região Norte, com a Floresta Amazônica ocupando quase todo sua extensão, é a que mais surpresas nos traz. É de lá que vem uma das frutas mais saborosas que existem, o Cupuaçu.

Cupuaçu

Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Sterculiaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu. Éuma fruta extremamente saborosa, típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas. É muito usado na culinária doce, azeda e agridoce pelos nativos da Amazônia.

A árvore alcança uma média de 10 a 15 m de altura. Há referências de exemplares com até 20 m. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento e apresentam uma aparência ferruginosa na face inferior. As flores são grandes, de cor vermelho-escura e apresentam características interessantes: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, como nas outras variedades de theobromáceas, mas sim nos galhos. Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família.

O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5): B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B2, (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo. As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitam o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre. O Cupuaçu demora de 7-8 anos para começar a dar frutos.  (Wikipedia)

O preparo do Cupuaçu não é das tarefas mais fáceis. O fruto deve ser aberto com o auxílio de uma faca ou até mesmo um martelo. O aroma que exalará é algo para lembrar sempre.

Cupuaçu 1

Depois de aberto, as sementes com a polpa devem ser retiradas com uma colher. As fibras mais duras devem ser descartadas.

Cupuaçu 2

Agora é a hora de separar a polpa das sementes. Esta tarefa deve ser feita utilizando uma tesoura, cortando a maior quantidade de polpa que você conseguir.

Cupuaçu 3

O Cupuaçu está pronto para o uso. Sucos, sorvetes, cremes, licores, mousses são algumas das preparações onde este fruto cai muito bem. Eu preparei um  Coquetel, seguindo a receita da Piña Colada. Uma lata de leite condensado; a mesma quantidade de vodka; polpa de um Cupuaçu médio e água gelada até conseguir a textura desejada (se mais cremoso ou mais líquido). Bate tudo no liquidificador e serve. Quem sabe usando a casca do próprio fruto, como fiz aqui?

Cupuaçu 4

Aqui pelo Sul do Brasil não é tão fácil encontrar esta fruta tão especial. Você pode procurar em Mercadões. Caso encontre, não deixe de comprar. Quando abrir vai entender o porque da frase “a fruta mais perfumada do mundo“.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: