Crèpes

OBA no ParanáOnLine
20 de agosto de 2011
Bambá de Couve
23 de agosto de 2011
Mostrar todos

Panquecas francesas.

Crepe é a palavra francesa para panqueca.

Quem não gosta de panquecas? Quase impossível encontrar quem não se apaixone por esta massinha fina, recheada com os mais diversos ingredientes.

Feita com farinha de trigo, ovos, leite, sal, óleo ou manteiga, os crèpes tem forma arredondada. Prepara-se em uma frigideira ou diretamente na chapa. Crèpes  franceses sempre são finos e leves.

Aceita os mais diferentes tipos de recheios doces e salgados. Cremes, geléias, carnes, frutos d0 mar, tudo é pretexto para acompanhar um belo crèpe. Podem ser servidos abertos ou fechados.

As formas mais tradicionais de fechar um crèpe são: quadrado, enrolado (mais usual entre nós) e em leque (como demonstrado aqui).

As melhores frigideiras para o preparo de crèpes são as de ferro fundido, que cozinham os alimentos de maneira uniforme. O melhor a fazer é ter uma frigideira exclusiva para este fim. Normalmente mede 22 cm de diâmetro.

Depois de adquirir a frigideira, você deve “prepará-la”. Para isto, aqueça-a e esfregue com sal. Limpe bem e repita o processo, desta vez com óleo de cozinha. Isto deixará a frigideira praticamente antiaderente. Você nunca deve lavá-la após o uso. Basta limpar com pano ou papel toalha.

Receita básica de massa para crèpes

Ingredientes

125 g de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

2 ovos batidos

200 ml de leite (se quiser, misture uma parte de água)

Preparo

Peneire a farinha e o sal para uma tigela. Faça uma cova no centro e adicione os ovos. Vá batendo a mistura e colocando o leite, até obter uma massa homogênea. Se necessário, passe por uma peneira.

Cubra e deixe descansar por meia hora antes de usar.

Preparo do crèpe

Em uma frigideira, ponha uma bolinha de manteiga e aqueça em fogo médio, até começar a borbulhar. Descarte o excesso de manteiga e, com o auxílio de uma concha, despeje a massa,  começando do centro da frigideira.

Incline a panela para cobrir todo o fundo, em uma camada fina. Frite por 1 minuto, até dourar a parte de baixo. Com uma espátula, vire de lado e deixe por mais 30 segundos a  1 minuto. Retire o crèpe com cuidado.

Você pode rechear com o que achar interessante. Aqui, o crèpe aparece recheado com queijo e bacon torrado.

Crèpes são deliciosos. Agradam a todos, em qualquer idade. Uma bela maneira de fazer crianças comerem coisas que eles não gostam muito, escondidas no recheio.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Macedo Nunes disse:

    Boa Receita, se seguir corretamente da certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: