Sua Majestade, a Costela.
Hoje no Oba, uma das rainhas dos domingos brasileiros.
A costela é uma das carnes que reinam nos almoços dominicais do Brasil. Saborosa e suculenta, de preparo demorado, ela vira um pretexto para ficar jogando conversa fora enquanto caipirinhas e cervejas são devidamente “secas”.
O problema da costela é a quantidade de carvão que é usado (devido ao seu tempo de preparo), se a opção for fazê-la na grelha. Com uma churrasqueira de tambor, como a da foto, você não diminui o tempo de cocção, mas utiliza apenas 1 saco de carvão de 5 Kg.
A técnica de embalar com celofane (no bafo) retém os sucos da carne e proporciona uma extrema maciez à carne. Ela praticamente cozinha em seu suco.
A costela é uma carne que fica maravilhosa apenas com sal grosso.
Para fazer no bafo, calcule 400 g para cada convidado. Pode ser a ripa ou a ponta (que contém mais carne).
Abra o papel celofane, coloque a peça de carne e passe sal grosso abundante por toda ela. Feche herméticamente o pacote e leve à churrasqueira com carvão em brasas. Deixe assar por aproximadamente 5 ou 6 horas. No final deste tempo, retire a costela do fogo e desembrulhe com cuidado. Retorne ao fogo por mais 15 minutos e sirva.
Costela é uma delícia. Uma carne que derrete na boca. Acompanhada de uma saborosa maionese, é para comer com os olhos fechados.
Fica a dica do Oba.
Realmente Orlando costela é deliciosa! Eu e o pessoal aqui de casa gostamos de todo jeito, mas assim no bafo meu “pai santo” é irresistível! Aliás, aqui na minha cidade e região ela é uma das grandes campeãs das mesas principalmente das mesas domingueiras. Ai! E com aquela maionese caprichada e mais uma farofinha fica ainda mais imbatível!!!
Beijinho
….que saudade desse Oba…
Melhor ainda com chopp.
Chef, este é meu corte predileto do boi. Andei estudando ele, e vi que a costela ponta-de-agulha ou minga é uma incógnita. Alguns dizem que ela é a pior para se fazer assada, pois pertece ao dianteiro, outros dizem que ela é na realidade, a melhor. Qual a sua opinião? Acrescentando também, com muita humildade, vi que as vezes o corte pode vir com uma parte chamada matambre, que deve ser retiranda antes, pois pede outro tipo de preparo.
grande abraço chef!
Depende muito do gosto de cada um. Eu, particularmente, gosto de assar Costela em Ripas, até pela facilidade de servir. Com relação ao Matambre, também é uma opção individual. Muita gente retira e prepara recheado. Eu faço das duas maneiras. Matambre assado junto com a Costela é maravilhoso, desde que feito da maneira certa.
la amigos eu tanben curo uma costela bem asada no bafo com aquela cipira de cachassa ben gelada
Oi Orlando,
Sou uma cozinheira, digamos assim, de viração…tudo tem que ser fácil. Pela sua receita, apesar de demorada, é fácil. Como sou meio “ig”nesses assuntos, preciso de um esclarecimento: que papel celofane é esse, é de um tipo especial para culinária?
Abraços,
@SilTorres2011
QUE MATERIA MARAVILHOSA , VOCES ESTAO DE PARABENS , GOSTO
MUITO DE COSTELA NA BRASA , VOU FAZER UM PERGUNTA EM
CASA TEM CONDICOES DE FAZER UMA CHURRASQUEIRA FOGO NO CHAO
COM OS ESPETOS EM PE , AGUARDO A RESPOSTA , UM ABRACO
DO AMIGO , GUILHERME RODRIGUES ( GUARULHOS SP )
ola b. tarde, gostartia de saber onde eu compro a costelera (a aquela peça de ferro fundido onde se faz a costela no bafo), se alguem souber favor me informar .
grato
Paulo
GOSTARIA DE SABER SE A COSTELA NO BAFO SO PODE SER FEITA NESTE TIPO DE FOGO.OU PODE SER NO FORNO CONVENCIONAL?
costela sao as melhores carnes nao tem quem nao goste kkkkkkkkkkkkkkkk
costela sao as melhores carnes nao tem quem nao goste kkkkkkkkkkkkkkkk
Olá, quero assar e não quero errar no ponto de sal, tenho alguns amigos hipertensos e eu também sou, qual o padrão de grs de sal por kilo de costela? eu usris uns 40 ou 50% menos….aguardo,obrigado.
Olá, Rogério
Use esta quantidade que está usando. É uma quantidade bem razoável. Sempre tem de bater. Ficará bem suave.
Um abraço e obrigado peça participação!
Oi.gostaria de sabe aonde posso comprar essa churrasqueira.um abraço
Pingback: Churrasqueira a bafo de tambor - Churrasqueiras