Conheça a influência dos Tropeiros na Gastronomia Paranaense

Farofa de Couve com Barriga de Porco e Pinhão
17 de abril de 2015
Cuscuz de Palmito Pupunha e Atum
22 de abril de 2015
Mostrar todos

1º Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense

Evento que será realizado no próximo final de semana, na cidade da Lapa (PR), vai relembrar histórias e sabores de uma das correntes culturais e sociais mais importantes da história brasileira.

Lapa - Monumento

CURITIBA, 20/04/2015 – Revisitar as raízes gastronômicas do Brasil e valorizar o passado marcado pela perseverança e coragem dos tropeiros. Esse é o objetivo da primeira edição do Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense, que será realizado no próximo final de semana, nos dias 25 e 26 de abril, na histórica cidade da Lapa (PR), localizada na região metropolitana de Curitiba, que teve todas as suas características moldadas pelo tropeirismo, um dos capítulos mais ricos e fascinantes da história do Brasil.

Lapa - Quirera

“Entre os séculos XVII e XIX, os tropeiros se tornaram responsáveis pelo comércio e transporte de animais e mercadorias por todo território que passavam. Os locais onde eles paravam acabaram virando freguesias, vilas e cidades, com fortes heranças culturais que foram espalhadas, principalmente, no trajeto que ia do Rio Grande do Sul até São Paulo, tendo a cidade da Lapa, no Paraná, como uma das principais paradas”, explica o historiador e organizador do festival, Márcio Assad.

Durante o Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense, o público terá a oportunidade de acompanhar diversas ações que irão difundir e valorizar a história tropeira no Paraná. Um dos destaques do evento ficará por conta da chegada da Tropa, que abrirá oficialmente o festival. Na sequência, terão início as apresentações culturais, com shows ao vivo de grupos de seresta e músicos locais; café literário com exposição de artes e lançamento de livros; hipismo rural; corrida de mulas; e diversas atividades campeiras.

Lapa

Para os apaixonados por gastronomia, a programação gastronômica será o ponto alto do festival. Nos dois dias do evento será possível conferir uma feira especial com produtos locais, e saborear preparos exclusivos que serão servidos em ilhas temáticas. O Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense vai servir, entre outros, o tradicional café com mistura lapeano; o almoço típico tropeiro, que terá como destaque a quirerinha e o feijão tropeiro; a coxinha de farofa, um dos grandes símbolos da cidade da Lapa; e o tropeironoff, releitura do strogonoff que leva elementos da culinária tropeira, entre eles o charque e o pinhão.

“A programação do Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense está imperdível, com atividades e sabores para a família toda. Será um final de semana completo, perfeito para quem busca cultura, diversão e contato direto com a natureza. Em dois dias vamos reviver a história tropeira, valorizando essa corrente que contribuiu diretamente para o progresso do Brasil e que deixou fortes traços em nossa sociedade”, comemora Assad.

Lapa - Coxinha de farofa

Nascido na cidade da Lapa, o empresário e ex-ministro da saúde Luiz Carlos Borges da Silveira, um dos grandes apoiadores do Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense e defensor da cultura tropeira, acredita que o evento vai contribuir para o fortalecimento de uma cultura que precisa ser valorizada. “A Lapa, assim como diversas outras cidades brasileiras, nasceu com o tropeirismo. Toda a sua história está ligada aos tropeiros. O meu avô foi tropeiro e eu, por exemplo, cresci escutando e me encantando com todas as informações que eu recebia sobre esse movimento tão importante. Nos últimos anos, estamos buscando formas para valorizar o tropeirismo, fazendo com que as pessoas mergulhem nesse universo encantador. Tenho certeza que o festival marcará uma nova fase da história do tropeirismo no Paraná”, completa Borges da Silveira.

Lapa - Costela de chão

O Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense será realizado no Hotel Tropeiro da Lapa (Rodovia do Xisto – Km 60), das 10h às 19h. A entrada é gratuita (só serão cobrados os valores das refeições).

O evento tem o apoio do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, do sistema Fecomércio e da AbraselPR.

Mais informações no site www.tropeirodalapa.com.br, pelo telefone (41) 3622 0055 ou pelo e-mail turismonalapa@gmail.com.

 

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.