Carne de cordeiro ganha espaço no cardápio dos brasileiros

Brigadeiro de Farinha Láctea – Regina Franco
23 de novembro de 2016
Pepino Azedo na Folha de Parreira
28 de novembro de 2016
Mostrar todos

Tradicional na culinária do Oriente Médio e do Mediterrâneo, a carne de cordeiro, sobretudo a da raça sul-africana Dorper, começa a marcar presença no Brasil

O tradicional feijão com arroz pode até ser o prato predileto dos brasileiros, mas não é o queridinho da vez. Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o cordeiro tem se destacado, cada vez mais, no cardápio dos brasileiros. “Não é por acaso que o cordeiro está tão em alta como agora. A carne de cordeiro, principalmente a da raça Dorper, é extremamente suculenta, macia e saborosa”, comenta o empresário Rogério Coutinho que, atento à essa demanda, criou, junto com sua sócia Bernadete Costa, a Meat&Co., primeira boutique de carnes nobres de Belo Horizonte.

cordeiro-bom-loja
A raça Dorper, originária da África do Sul, se diferencia das outras raças tradicionais de ovinos por oferecer carne de melhor qualidade. Resultado de um cruzamento entre o Dorset e o Persian, o animal de tronco longo, costelas arqueadas e lombo largo é um dos poucos ovinos no mundo que não produz lã, apenas carne. “A versatilidade de cortes da carne do cordeiro Dorper é incrível. Na Meat&Co., por exemplo, oferecemos vários tipos de cortes, entre eles Picanha, French-Rack (Carré), Lombo, Short-Rack, Neck, Pernil, Paleta, Stinco, Jarré, em diversas gramaturas. Além da grande variedade de cortes, o padrão de qualidade do cordeiro Dorper da VPJ não se altera”, explica Rogério Coutinho.

cordeiro-bom
A boutique de carnes Meat&Co. é representante exclusiva, em Minas Gerais, da VPJ Alimentos, empresa reconhecida nacionalmente pela qualidade e padrão de seus produtos. Fugindo da tradição dos açougues, o estabelecimento exibe em modernos expositores frigoríficos uma enorme variedade de carnes porcionadas, selecionadas e embaladas à vácuo. Angus, Black Angus, Cordeiro Dorper, Duroc Red Pork e 12 variações de hambúrgueres certificados são os carros-chefe da casa. Por lá também é possível encontrar um vasto mix de produtos relacionados ao universo das carnes, desde sais, molhos, azeites, conservas, temperos, vinhos, cervejas artesanais, seleção de frios e queijos importados até kits de facas, tábuas e espetos para churrasco.

Fotos das carnes vendidas na loja Meat&Co. Fotos Samuel Gê

Fotos das carnes vendidas na loja Meat&Co. Fotos Samuel Gê

Cordeiro x Carneiro
Um equívoco muito comum entre consumidores é justamente o de acreditar que carne de cordeiro equivale à carne de carneiro. Por isso, é preciso ficar atento às diferenças de cada tipo de carne. A carne de ovinos jovens, durante o primeiro ano de vida do animal, é conhecida como carne de cordeiro. Já a carne da ovelha adulta recebe a denominação de carne de carneiro. Além disso, cada carne tem suas especificidades. Enquanto a carne de carneiro apresenta uma aparência escura e um sabor mais intenso, a de cordeiro se caracteriza por ser uma carne mais macia, com um sabor e aparência que brilham os olhos. Na VPJ, os cordeiros são abatidos com 120 dias de nascimento. Já a reserva especial é abatida com 90 dias, o que faz da marca o diferencial entre as demais de mercado.

Meat&Co.
Endereço: Rua Jornalista Djalma Andrade 44, Belvedere, Belo Horizonte
Telefone: (31) 2511-1144
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h; sábado, das 9h às 20h; domingos e feriados, das 9h às 14h
Site: www.meatcobh.com.br

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. belas fotos.
    pena que não como carne…
    beijo, chef,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: