Caranguejo – Temporada aberta no Paraná

Cervejaria Devassa
30 de novembro de 2012
Momentos de Limpeza
2 de dezembro de 2012
Mostrar todos

Para quem gosta deste crustáceo aqui por estas bandas paranaenses, o paraíso chegou. Está aberta a temporada do caranguejo. Época de juntar amigos e se esbaldar, buscando cada pedacinho de carne deste delicioso animal.

Reunir amigos em torno de uma caranguejada é bom demais. Passar uma tarde nesta função, entre risadas, martelinhos e cervejas, é uma das melhores terapias do mundo. Qualquer preocupação é solenemente esquecida, deixando espaço para uma alegria sincera e cativante.

Para nós que vivemos no sul do Brasil, o caranguejo não é encontrado o ano todo. Sua captura só é permitida de dezembro até março, época em que as fêmeas estão ovulando. Isto é extremamente necessário para a preservação da espécie. Uma lei que merece ser respeitada e sua obediência fiscalizada. Por isto a festa quando o início da temporada chega. Quem não gosta de uma bela garra de caranguejo?

A receita, todos tem a sua. Eu prefiro a mais simples. Cebolas, um ou dois tomates, um amarrado de salsinha, sal e um copo de cerveja. Tudo isto colocado em um grande caldeirão com água. Deixo ferver e coloco os caranguejos para cozinhar por 20 minutos. Sirva com feijão, farinha de mandioca e salada de pepino.

Tem quem exija que os bichos estejam vivos e que a água ainda esteja fria quando colocados. Tampam a panela e colocam um tijolo em cima, para evitar que os caranguejos tentem escapar. Eu acho isto um tanto desumano. Prefiro ligar para meu fornecedor e pedir para matá-los. Sinto-me melhor.

Hoje foi a primeira caranguejada da temporada. Uma temporada que promete muitas. Foi também a primeira vez que provei o caranguejo ao alho e óleo. Uma combinação feliz para quem gosta de sabores mais inusitados.

Sendo assim, vamos aproveitar para degustar este bichinho de sabor tão suave e marcante. Temporada curta, de quatro meses. Vamos comer sem culpa alguma. Reunir amigos, tirar a sujeira dos martelinhos e tabuinhas e comer até não aguentar mais.

O OBA Gastronomia voltará com mais receitas em que o caranguejo aparece como a estrela principal.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Cesar disse:

    Sou do Paraná também, mas nunca tive a oportunidade de provar uma caranguejada. Mas deu água na boca com certeza. Quem sabe nessa temporada eu não vá para o litoral para experimentar esse prato… hehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.