Comida de infância.
Tem comidas que ficam guardadas em nossa memória.
Comidas que vamos lembrar para sempre, com o devido carinho que merece. O Virado de Feijão de minha avó (que tive a felicidade de morar junto e passar todas as minhas férias, em uma pequena cidade interiorana). Poderia citar todas as comidas desta avó…feitas em fogão de lenha…despudoramente gordurosas, mas escandalosamente gostosas.
A comida de minha mãe…feita com o capricho adquirido de tantas outras mães. A Carne de Panela com Feijão Branco, o Bife com Cebolas, o Cozido (este, uma instituição de mães e avós) com Pirão, regado com gotas de limão.
Os aniversários, comemorados de maneira econômica, mas com uma paciência de Jó (para tudo, desde as crianças até os quitutes). Brigadeiros feitos um a um; Bem Casados (um desejo de mãe); Negas malucas…e o inevitável e extraordinário Canudinho. O nosso Temaki crocante .
Para quem ainda não sabe (ou não reparou), o crocante nos faz comer mais. Sim..você não aguenta mais amendoim, mas mesmo assim pega mais um. Por esta razão simples, é que quando fazemos um prato, procuramos incluir um elemento que dê crocância. Isto fará toda a diferença.
Canudinhos, este Rei das festinhas infantis. Mas, canudinhos feitos em casa. Enrolados em forminhas metálicas, fritos lentamente e recheados com Maionese com Batatas. Nada mais simples e encantador. Nada que não nos traga mais saudades.
E eis que hoje, minha mãe (depois de 30 anos), desencavou as forminhas de canudinhos (que foram um presente de minha avó) e nos presenteou com lindos cones crocantes, recheados com uma Maionese Caseira com Batatas…
Tem maneira melhor de passar um domingo? A simplicidade é encantadora.
Ahh… a receita?
Duas xícaras de farinha de trigo, 1 colher (café) de fermento e água para dar liga. Amassa tudo até conseguir uma massa homogênea. Abra com rolo e corte em fatias de 2 cm.
Enrole em formas próprias para canudinhos e frite em óleo até dourarem. Escorra em papel toalha. Crie seu recheio (ou use a tradicional Maionese com batatas).
Sirva e relembre…
Opa! Bem interessante, um coringão tb, pois pode ser visto como doce ou salgado!
Olha só! Meu preferido em festa de infância!
Adorei!
Engraçado que comprei essas forminhas faz tempo e nunca usei. Vendo aqui os canudinhos da sua mãe, me reacendeu a vontade de prepará-los.
Um abraço.